Como a sua denúncia
é tratada?

A denúncia, após ser recebida no Canal de Denúncia, é analisada por profissionais da Contato Seguro e, se confirmada como categoria “denúncia”, é classificada e encaminhada para o Comitê de Ética da Tramontina para análise e tratamento.

É fundamental que o relato da denúncia contenha elementos que possibilitem a apuração. Assim, é necessário descrever a irregularidade com clareza, especificando qual é a irregularidade, a área em que o fato ocorreu ou ocorre, quem é o autor, quando (ou desde quando) aconteceu ou vem acontecendo, bem como nomes de pessoas que eventualmente possam ajudar a esclarecer os fatos.

Se a demanda “denúncia” estiver apta ao tratamento, ou seja, caso ela contenha relato completo dos fatos objeto da denúncia, é encaminhada ao Comitê de Ética da Tramontina responsável pela apuração.

Durante a apuração podem ser ouvidas pessoas indicadas pelos envolvidos (pessoa indicada como autor do fato denunciado, testemunhas, equipe de apuração, gestores e profissionais ligados diretamente ao processo de tratamento da denúncia).

Encerrada a apuração, a Contato Seguro é informada sobre o seu resultado e, então, comunica ao denunciante o encerramento da demanda.

Os Dados Pessoais e os Dados Pessoais Sensíveis eventualmente coletados ao longo do tratamento da denúncia serão utilizados unicamente para o seu tratamento, não sendo destinados a outras finalidades.

Os Dados Pessoais e os Dados Pessoais Sensíveis serão armazenados pelo tempo que for necessário para atender ao tratamento da denúncia e para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

PROTEÇÃO AO DENUNCIANTE

A comunicação de irregularidades é um dever dos funcionários e de todos que têm relacionamento com a Tramontina, que incentiva o uso deste Canal de Denúncia. Atos que ameacem ou efetivamente causem dano, de qualquer forma, aos autores de denúncias atentam contra os valores e interesses da Tramontina e serão tratados como não conformidades. Caso o autor de uma denúncia entenda que esteja sofrendo retaliação em função de sua apresentação, deverá utilizar este Canal de Denúncia e apresentar sua denúncia de retaliação, de forma a permitir que se possa proceder às análises apropriadas sobre a situação.