O que é o Canal de Denúncias?
Um meio de comunicação independente e imparcial, onde pessoas de dentro ou fora da Valid podem denunciar, com total garantia de sigilo, as irregularidades e/ou condutas inadequadas que violem um ou mais itens descritos no/na:
• Código de Ética e Conduta Global da Valid
• Manual de Compliance
• Programa de Integridade e suas políticas vinculadas
• Política Anticorrupção Global
• Legislação vigente
As denúncias podem ser feitas anonimamente, se desejado. Para isso, selecione “não” quando questionado se deseja sua identificação ao abrir um relato.
Quem pode enviar uma denúncia?
Colaboradores(as): empregados, estagiários, aprendizes, administradores e conselheiros, independentemente do cargo ou função exercidos.
Terceiros: trabalhadores terceiros, provedores externos, parceiros comerciais, distribuidores, prestadores de serviços, fornecedores, agentes, representantes, consultores, agentes comerciais especializados (ex: despachantes) e clientes.
Quem pode ser denunciado?
Qualquer pessoa pode ser denunciada no Canal de Denúncias: colaboradores/colaboradoras de todos os níveis hierárquicos, membros dos Conselhos ou de Comitês, representantes comerciais, parceiros de negócios, fornecedores e clientes.
Quem recebe sua denúncia?
A Contato Seguro, empresa independente, é responsável por gerir o recebimento das denúncias que são feitas pelo Canal de Denúncias. Ela garante a confidencialidade e o anonimato do denunciante. Os relatos são direcionados para apuração e acompanhamento da equipe de Compliance Integridade. Caso a denúncia seja referente a alguém dessa área, o processo de apuração será conduzido por um representante da Alta Administração, sem que a área de Compliance Integridade tenha conhecimento, para que não haja conflito de interesses.
Algumas denúncias relacionadas aos membros da Alta Administração também são direcionadas para conhecimento de pelo menos um outro membro da Alta Administração. Casos assim serão acompanhados pela Diretoria Jurídica, de Governança e Controles.
Como acessar o Canal de Denúncias?
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse contatoseguro.com.br/valid
• Ligue gratuitamente para 0800 601 6890
• Ou fale conosco baixando o aplicativo da Contato Seguro no seu celular: Google Play e Apple Store
Quais situações devem ser relatadas ao Canal de Denúncias?
• Prática ou suspeita de atos de corrupção, fraude e demais irregularidades previstas na Lei nº. 12.846/2013 ou no Código Penal Brasileiro.
• Indícios de práticas ilegais ou antiéticas que possam afetar a reputação da Valid ou de suas partes interessadas.
• Assédio moral praticado por líderes ou liderados, colegas no âmbito da relação de trabalho.
• Assédio ou Importunação sexual ou ainda conduta sexual inadequada.
• Eventuais desvios de condutas ocasionados pelos parceiros da Valid, clientes e demais partes relacionadas.
• Quaisquer tipos de discriminação (cor; etnia; origem/ nacionalidade; gênero; idade; orientação sexual; deficiência; religião; gestação; doença, entre outros).
• Conflito de interesses na contratação de fornecedores, relacionamentos pessoais, entre outros, que estejam sendo escondidos da Valid e que estejam ou possam afetar os interesses da companhia.
• Vazamento ou uso indevido de informações confidenciais.
Quais informações são necessárias para fazer uma denúncia?
A apuração depende de informações como:
• O fato ocorrido ou que vem ocorrendo.
• A data aproximada da ocorrência.
• A unidade de trabalho, área/setor da ocorrência (Quando possível, informar o horário e se há câmeras por perto, indicando sua numeração).
• Nome e sobrenome das pessoas denunciadas e envolvidas (De preferência nome completo, cargo e área).
• Nome de pessoas que são/já foram vítimas e/ou que já presenciaram essa situação.
O que acontece após o registro da minha denúncia?
Todas as denúncias são apuradas e tratadas de forma imparcial e ética. Quando são necessárias mais informações para dar início ao processo, o(a) responsável pela apuração as solicitará via Canal de Denúncias. O denunciante deverá responder utilizando o número de protocolo recebido ao abrir a denúncia.
Nos casos de denúncias anônimas, a única forma de comunicação é o próprio Canal de Denúncias, seja por telefone, aplicativo ou site. Caso as denúncias dependam de mais informações e elas não sejam enviadas, o protocolo será finalizado. Isso não impede que uma nova denúncia seja aberta para tratar do mesmo tema, com todas as informações necessárias solicitadas para a apuração.
Casos específicos podem necessitar a contratação de pessoas ou empresas terceirizadas para a apuração. Além disso, há assuntos que são avaliados em conjunto com comitês internos, os quais apoiarão na investigação e na definição da melhor forma de tratar a denúncia, sempre levando em consideração o princípio da confidencialidade. Os prazos para apuração e conclusão de uma denúncia podem variar em função da complexidade de cada caso.
Como acompanhar a evolução da apuração?
Na abertura da sua denúncia você receberá o número de protocolo. Sempre que desejar se comunicar com o responsável pela apuração da denúncia, declarar um novo fato/evidência ou apenas consultar o status, utilize esse número.
Nunca compartilhe o número de protocolo com ninguém!
Existe proteção antirretaliação ao(a) denunciante?
Não tenha medo de se posicionar.
A confidencialidade da sua identificação e do assunto relatado são preservados durante todo o processo. Apenas os responsáveis pela apuração e tratamento da denúncia terão conhecimento dos fatos denunciados. Terceiros somente são envolvidos quando e na medida do necessário, ainda que uma decisão judicial obrigue o compartilhamento de informações da denúncia.
A Valid preza por um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, por conta disso não tolera nenhum tipo de retaliação contra o(a) denunciante. Você não sofrerá nenhum tipo perseguição ou punição por ter feito uma denúncia, ainda que ela se prove infundada.
Asseguramos a confidencialidade do processo investigativo, contudo, não pode controlar se essas informações forem divulgadas por você. Por isso é importante que você não compartilhe com outras pessoas que não são as responsáveis por tratar o ocorrido. Isso pode expor os envolvidos e também pode comprometer ou atrapalhar a apuração.