Qual é a finalidade do Canal de Conduta?

O Canal de Conduta é uma das principais ferramentas de um Programa de Compliance, pois, através dele, é possível estabelecer um canal de comunicação para registrar irregularidades que estão acontecendo na Cooperativa, de forma segura e anônima.

Dentre as suas principais finalidades, destacam-se:
Detectar irregularidades.
Mitigar riscos.
Promover a transparência no âmbito corporativo.
Melhorar a governança.

Ter um canal bem estruturado e acessível é essencial para a construção de uma cultura organizacional íntegra e para a proteção dos interesses de todos os envolvidos.

Como funciona o Canal de Conduta?

O Canal de Conduta é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro, que garante a segurança, imparcialidade, ética e integridade de seus serviços, criando ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.

Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, é possível registrar um relato acessando o site contatoseguro.com.br/unimedcampograndems ou por ligação telefônica, através do número 0800 900 9996.

Os ouvidores da Contato Seguro estão à disposição 24 horas por dia, de segunda a segunda, para receberem o registro. As ligações são gratuitas, de qualquer lugar do país e não é necessário se identificar, pois, a Contato Seguro garante o anonimato.

O que falar ou escrever na denúncia?

Para que a denúncia seja eficaz, é importante seguir os requisitos descritos abaixo:

• O que? - O que aconteceu, está acontecendo ou pode vir a acontecer caso não seja adotada alguma medida preventiva. Descrever o que ocorreu com o máximo de detalhes;
• Quem? - Identificação ou os indícios que permitam identificar quem é o autor do fato;
• Quando e onde? - Indicações precisas de data e lugar, relevantes para a apuração dos fatos (Qual setor? Qual andar? Qual local?);
• Como? – O modo como o fato ocorreu ou como o ato foi executado;
• Quem viu e pode provar? – Um dos pontos necessários para uma apuração adequada é indicar, além das testemunhas (que presenciaram os fatos), as provas concretas (como documentos, fotos, vídeos, etc), que são extremamente importantes para verificar a veracidade dos fatos.

Preciso me identificar para realizar a denúncia?

A denúncia pode ser realizada de duas formas: Anônima e Identificada.

Na Denúncia Anônima, os dados do denunciante não serão identificados e na Denúncia Identificada, somente os responsáveis pela apuração dos fatos saberão quem é o denunciante.

O que posso denunciar no Canal de Conduta?

Situações de irregularidades que representem violações ao Código de Condutas e Padrões Éticos da Unimed Campo Grande:

Condutas antiéticas, de violência, de discriminação (racismo, preconceito e intolerância de qualquer natureza) ou assédio (sexual, moral, tortura psicológica);
Atos de corrupção, suborno e/ou fraude (conduta inadequada com o governo e/ou agentes públicos que possam configurar corrupção ativa e passiva);
Vazamento ou uso indevido de informações confidenciais;
Utilização indevida da marca Unimed Campo Grande;
Cuidados com o patrimônio e os recursos utilizados nas operações da Unimed Campo Grande;
Desrespeito às leis, normas e procedimentos internos;
Violação de leis ou normas trabalhistas, de saúde, segurança, ambiental, tributária, financeira ou contábeis;
Retaliação;
Favorecimento ou conflito de interesses.

Esses são alguns exemplos, mas, não há limitação a esses, ok?

O que não devo relatar no Canal de Conduta?

O Canal de Conduta deve ser utilizado para relatar situações de irregularidades que ferem, principalmente, o Código de Condutas e Padrões Éticos da Unimed Campo Grande.

Portanto, devemos estar atentos para utilizá-lo com a finalidade adequada, não devendo ser utilizado para realizar os seguintes tipos de insatisfações, por exemplo:
Disseminação de “fofocas”;
Reclamações sobre o trabalho, metas, atividades;
Insatisfações sobre a gestão;
Cobranças;
Requisição de atendimento médico;
Solicitação de segunda via de boletos.

Importante destacar que colaboradores que possuam alguma reclamação administrativa ou insatisfações sobre o contrato de trabalho devem se dirigir ao seu líder imediato para que as providências sejam tomadas, caso aplicáveis. Ainda, é possível procurar o Departamento de Pessoas e Cultura, para esclarecimentos sobre dúvidas administrativas ou tratativas relacionadas a gestão de pessoas.

Elogios, sugestões, reclamações, pedidos de informações e críticas devem ser feitos pelos canais de atendimento da Unimed Campo Grande:
Assistente virtual SARA - WhatsApp número 0800 515 1510;
Canal do Cliente, mediante cadastro prévio. Acessar o site www.unimedcg.com.br; Aba "Login" - Canal do Cliente.
APP "Cliente Unimed Campo Grande", disponível para download nas lojas Google Play e App Store;
Central de Atendimento, no telefone 0800 515 1510.

Cuidados ao realizar uma Denúncia:

A denúncia deve sempre relatar a verdade dos fatos, com o máximo de detalhes e contendo provas suficientes para a sua apuração. O registro inverídico prejudica o trabalho de apuração e causa danos aos envolvidos, sendo passível de aplicação de medidas disciplinares e responsabilizações judiciais.

Dentre os principais tipos de denúncias, destacamos:
Denúncia Cheia: Ocorre quando há elementos suficientes para apuração dos fatos.
Denúncia Vazia: Ocorre quando não há elementos suficientes para apuração dos fatos.
Denúncia Falsa: Ocorre quando há a denúncia inverídica de um fato imputado a um terceiro, com o objetivo de prejudicá-lo. Neste caso, podem ficar configurados os crimes de Denunciação Caluniosa (Art. 339 do Código Penal) e Falsa Denúncia (Art. 340 do Código Penal). Portanto, não utilize o Canal de Conduta para fins indevidos.

Proteção ao Denunciante de Boa-fé

O denunciante de boa-fé conta com uma equipe especializada para cuidar do caso com total imparcialidade e sigilo. Fique tranquilo, não há risco de retaliação ou discriminação, pois, sua identidade será mantida em absoluto sigilo, sem que o denunciado tenha ciência de sua denúncia.

As denúncias são tratadas como confidenciais, tendo acesso somente os responsáveis pela apuração dos fatos.
Como realizar uma denúncia?
1o) Certifique-se de que a denúncia cumpre os requisitos destacados acima;
2o) Certifique-se de que a situação não é uma reclamação sobre produtos e/ou serviços;
3o) Certifique-se de que a situação não é uma insatisfação sobre gestão de pessoas;
4o) Acesse contatoseguro.com.br/unimedcampograndems e siga o passo- a-passo ou telefone para 0800 900 9996.

Essas são as principais informações para orientá-lo no momento de registrar um relato no Canal de Conduta da Unimed Campo Grande. Caso existam outras dúvidas, entre em contato com a Área de Compliance pelo compliance@unimedcg.coop.br

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