Qual é a finalidade do Canal de Conduta?
O Canal de Conduta é uma das principais ferramentas de um Programa de Compliance,
pois, através dele, é possível estabelecer um canal de comunicação para registrar
irregularidades que estão acontecendo na Cooperativa, de forma segura e anônima.
Dentre as suas principais finalidades, destacam-se:
• Detectar irregularidades.
• Mitigar riscos.
• Promover a transparência no âmbito corporativo.
• Melhorar a governança.
Ter um canal bem estruturado e acessível é essencial para a construção de uma cultura
organizacional íntegra e para a proteção dos interesses de todos os envolvidos.
Como funciona o Canal de Conduta?
O Canal de Conduta é gerenciado por uma empresa independente e totalmente
imparcial chamada Contato Seguro, que garante a segurança, imparcialidade, ética e
integridade de seus serviços, criando ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, é possível registrar um relato
acessando o site contatoseguro.com.br/unimedcampograndems ou por ligação
telefônica, através do número 0800 900 9996.
Os ouvidores da Contato Seguro estão à disposição 24 horas por dia, de segunda a
segunda, para receberem o registro. As ligações são gratuitas, de qualquer lugar do país
e não é necessário se identificar, pois, a Contato Seguro garante o anonimato.
O que falar ou escrever na denúncia?
Para que a denúncia seja eficaz, é importante seguir os requisitos descritos abaixo:
• O que? - O que aconteceu, está acontecendo ou pode vir a acontecer caso não
seja adotada alguma medida preventiva. Descrever o que ocorreu com o máximo
de detalhes;
• Quem? - Identificação ou os indícios que permitam identificar quem é o autor do
fato;
• Quando e onde? - Indicações precisas de data e lugar, relevantes para a
apuração dos fatos (Qual setor? Qual andar? Qual local?);
• Como? – O modo como o fato ocorreu ou como o ato foi executado;
• Quem viu e pode provar? – Um dos pontos necessários para uma apuração
adequada é indicar, além das testemunhas (que presenciaram os fatos), as
provas concretas (como documentos, fotos, vídeos, etc), que são extremamente
importantes para verificar a veracidade dos fatos.
Preciso me identificar para realizar a denúncia?
A denúncia pode ser realizada de duas formas: Anônima e Identificada.
Na Denúncia Anônima, os dados do denunciante não serão identificados e na Denúncia
Identificada, somente os responsáveis pela apuração dos fatos saberão quem é o
denunciante.
O que posso denunciar no Canal de Conduta?
Situações de irregularidades que representem violações ao Código de Condutas
e Padrões Éticos da Unimed Campo Grande:
• Condutas antiéticas, de violência, de discriminação (racismo, preconceito e
intolerância de qualquer natureza) ou assédio (sexual, moral, tortura
psicológica);
• Atos de corrupção, suborno e/ou fraude (conduta inadequada com o governo
e/ou agentes públicos que possam configurar corrupção ativa e passiva);
• Vazamento ou uso indevido de informações confidenciais;
• Utilização indevida da marca Unimed Campo Grande;
• Cuidados com o patrimônio e os recursos utilizados nas operações da Unimed
Campo Grande;
• Desrespeito às leis, normas e procedimentos internos;
• Violação de leis ou normas trabalhistas, de saúde, segurança, ambiental,
tributária, financeira ou contábeis;
• Retaliação;
• Favorecimento ou conflito de interesses.
Esses são alguns exemplos, mas, não há limitação a esses, ok?
O que não devo relatar no Canal de Conduta?
O Canal de Conduta deve ser utilizado para relatar situações de irregularidades que
ferem, principalmente, o Código de Condutas e Padrões Éticos da Unimed Campo
Grande.
Portanto, devemos estar atentos para utilizá-lo com a finalidade adequada, não
devendo ser utilizado para realizar os seguintes tipos de insatisfações, por exemplo:
• Disseminação de “fofocas”;
• Reclamações sobre o trabalho, metas, atividades;
• Insatisfações sobre a gestão;
• Cobranças;
• Requisição de atendimento médico;
• Solicitação de segunda via de boletos.
Importante destacar que colaboradores que possuam alguma reclamação
administrativa ou insatisfações sobre o contrato de trabalho devem se dirigir ao seu líder
imediato para que as providências sejam tomadas, caso aplicáveis. Ainda, é possível
procurar o Departamento de Pessoas e Cultura, para esclarecimentos sobre dúvidas
administrativas ou tratativas relacionadas a gestão de pessoas.
Elogios, sugestões, reclamações, pedidos de informações e críticas devem ser feitos
pelos canais de atendimento da Unimed Campo Grande:
• Assistente virtual SARA - WhatsApp número 0800 515 1510;
• Canal do Cliente, mediante cadastro prévio. Acessar o site www.unimedcg.com.br; Aba "Login" - Canal do Cliente.
• APP "Cliente Unimed Campo Grande", disponível para download nas lojas
Google Play e App Store;
•Central de Atendimento, no telefone 0800 515 1510.
Cuidados ao realizar uma Denúncia:
A denúncia deve sempre relatar a verdade dos fatos, com o máximo de detalhes e
contendo provas suficientes para a sua apuração. O registro inverídico prejudica o
trabalho de apuração e causa danos aos envolvidos, sendo passível de aplicação de
medidas disciplinares e responsabilizações judiciais.
Dentre os principais tipos de denúncias, destacamos:
Denúncia Cheia: Ocorre quando há elementos suficientes para apuração dos fatos.
Denúncia Vazia: Ocorre quando não há elementos suficientes para apuração dos fatos.
Denúncia Falsa: Ocorre quando há a denúncia inverídica de um fato imputado a um
terceiro, com o objetivo de prejudicá-lo. Neste caso, podem ficar configurados os crimes
de Denunciação Caluniosa (Art. 339 do Código Penal) e Falsa Denúncia (Art. 340 do
Código Penal). Portanto, não utilize o Canal de Conduta para fins indevidos.
Proteção ao Denunciante de Boa-fé
O denunciante de boa-fé conta com uma equipe especializada para cuidar do caso com
total imparcialidade e sigilo. Fique tranquilo, não há risco de retaliação ou discriminação,
pois, sua identidade será mantida em absoluto sigilo, sem que o denunciado tenha
ciência de sua denúncia.
As denúncias são tratadas como confidenciais, tendo acesso somente os responsáveis
pela apuração dos fatos.
Como realizar uma denúncia?
1o) Certifique-se de que a denúncia cumpre os requisitos destacados acima;
2o) Certifique-se de que a situação não é uma reclamação sobre produtos e/ou serviços;
3o) Certifique-se de que a situação não é uma insatisfação sobre gestão de pessoas;
4o) Acesse contatoseguro.com.br/unimedcampograndems e siga o passo-
a-passo ou telefone para 0800 900 9996.
Essas são as principais informações para orientá-lo no momento de registrar um relato
no Canal de Conduta da Unimed Campo Grande. Caso existam outras dúvidas, entre em
contato com a Área de Compliance pelo compliance@unimedcg.coop.br
clientes
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