Como funciona o Canal de Comunicação?
O canal é terceirizado e operado pela Contato Seguro, uma empresa independente, imparcial e especializada em recebimento de relatos. Isso garante sigilo absoluto e segurança das informações. Todos os relatos são inicialmente analisados pela Contato Seguro antes de serem encaminhados ao Comitê Pecege.
O que acontece se meu relato envolver um membro do Comitê Pecege?
Todos os relatos são recebidos e avaliados, inicialmente, pela Contato Seguro. Se o conteúdo envolver diretamente um dos integrantes do comitê, esse membro não terá acesso ao relato, garantindo a imparcialidade da apuração e a preservação do anonimato do relator.
Como diferenciar se meu relato é uma reclamação ou uma denúncia?
• Reclamação: Refere-se a insatisfações pessoais ou críticas construtivas sobre
processos, atendimentos ou rotinas do dia a dia, sem envolver
necessariamente uma conduta irregular.
• Denúncia: Envolve o relato de condutas que violam normas internas, leis,
políticas do Instituto ou princípios éticos, como assédio, discriminação, fraudes,
corrupção, entre outros.
Se o seu relato envolve irregularidades, condutas ilegais ou antiéticas, ele deve ser
registrado como denúncia. Em caso de dúvida, descreva o ocorrido com clareza — a
análise e o direcionamento adequados serão feitos pela equipe responsável.
A Contato Seguro compartilha meu número de IP com o Pecege?
Não. O número de IP do seu computador não é compartilhado com o Pecege. A Contato Seguro garante o sigilo absoluto de todas as informações e não identifica o autor do relato, a menos que este opte por se identificar.
Como posso acompanhar o andamento do meu relato?
Ao registrar seu relato, você receberá um número de protocolo. Para acompanhar o
andamento:
1. Acesse o site contatoseguro.com.br/pecege
2. Role até a seção “Acompanhe seus relatos”
3. Insira o número do seu protocolo
4. Clique na seta para avançar
Se o relato for feito por telefone, o(a) especialista fornecerá o número do protocolo.
Guarde esse número com cuidado — ele será necessário para acompanhar eventuais
atualizações ou responder a solicitações do comitê.