QUAL COMPROMISSO DA MINHA ORGANIZAÇÃO COM RELAÇÃO A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS?
A Ouvidoria sempre possibilita que o relator denunciante se
mantenha anônimo. Esse é um atributo fundamental,
justamente porque, com frequência, os relatos realizados por
meio do Canal da ouvidoria são bastante sensíveis. O anonimato
visa garantir ao usuário a tranquilidade e a segurança necessárias
para o reporte de informações.
Nas situações em que a pessoa opta por se identificar, as
informações relatadas continuam sendo tratadas com
confidencialidade e todo o sigilo necessário. Portanto, todas as
informações são protegidas e qualquer dado pessoal fornecido
será tratado conforme a legislação em vigor.
QUAL COMPROMISSO DA MINHA ORGANIZAÇÃO COM RELAÇÃO A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS?
De acordo com a lei, consideram-se dados pessoais quaisquer
informações relativas a uma pessoa individual identificada ou
identificável. Por exemplo: um nome, um número de
identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua
identidade física, fisiológica, psíquica, econômica, cultural ou
social.
O objetivo do canal não é obter informações pessoais, porém,
devido a natureza do Canal, isso poderá acontecer. Neste caso,
todas as informações serão protegidas e tratadas de acordo com
a lei.
QUAIS INFORMAÇÕES DEVO REGISTRAR EM MEU RELATO?
Você deve incluir em seu relato todas as informações necessárias
para a apuração objetiva do caso, detalhando a situação, quando,
como e onde ela ocorreu, e quem são as pessoas envolvidas. Além
disso, informações sobre testemunhas e evidências/provas que
possam ser obtidas são valiosas e devem ser informadas.
Você não deve incluir em seu relato quaisquer detalhes de sua
vida pessoal ou dos envolvidos (como, por exemplo, detalhes
sobre o estado de saúde, orientação sexual, escolha religiosa,
entre outros), exceto se tais informações sejam necessárias
para a compreensão e apuração do caso.
QUEM TERÁ ACESSO AO MEU RELATO E AOS MEUS DADOS?
As informações registradas no canal são recebidas por uma
empresa independente e especializada, a Contato Seguro,
assegurando sigilo absoluto em caso de denúncia e o tratamento
adequado de cada situação relatada, sem conflitos de interesses.
A Findes garante a sua confidencialidade da denúncia, para que
o tratamento ocorra preservando sua identidade. Exclusivamente
em caso de detecção algo ilícito, os seus dados podem ser
comunicados a terceiros (Juízes e tribunais, forças de segurança
ou administração pública), para a proteção rigorosa dos
interesses públicos por determinação legal.
A Contato Seguro e a Findes estão em conformidade com a
legislação referente a proteção de dados pessoais
O QUE SERÁ FEITO COM MEU RELATO E QUANDO SERÁ EXCLUÍDO?
As informações de relatos serão armazenadas por tempo
indeterminado com objetivo de realizar o processo de apuração e
conclusão do caso.
Além disso, informações consolidadas serão utilizadas para
geração de estatísticas da operação, mas nenhum nome
envolvido ou dado pessoal será exposto.
QUAL MEU DEVER?
Seu dever é utilizar este canal de boa-fé e registrar informações verdadeiras, apresentadas com riqueza de detalhes e suporte de evidências, sempre que possível. Além disso, deverá manter sigilo das informações registradas no canal.
QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS?
• Direito de ter seus dados excluídos: Se desejado, você pode
solicitar que suas informações pessoais sejam excluídas física e
logicamente das bases de dados do Canal.
• Direito a retificação dos dados: Você poderá solicitar e indicar
correções e/ou complementações sobre dados pessoais
previamente informados. Caso queira modificar um registro que
tenha feito.
• Direito a transparência: Você pode solicitar informações sobre o
processamento e o tempo de armazenamento dos seus dados,
incluindo: tempo de retenção, dados de contato do responsável
pelos dados pessoais na organização, justificativa para manter o
dado pessoal armazenado.
Reiteramos que as informações registradas no Canal são
recebidas, verificadas e analisadas de forma isenta, sigilosa e sem
conflitos de interesse. Diversos cuidados são observados para
preservar a privacidade de denunciantes e denunciados.
DÚVIDAS? MAIS INFORMAÇÕES?
Para saber mais sobre a FINDES e como protegemos nossos dados, ou contatar nosso Data Protection Officer, https://findes.com.br/lgpd/.