O que é o Canal de Ética?

É um canal de comunicação, seguro e confidencial, que permite o recebimento de relatos sobre situações que envolvam desvio ético ou de conduta, irregularidades em relação às diretrizes da instituição, além do recebimento de dúvidas e sugestões.

Acessível a todas as partes relacionadas com a FDC, o Canal de Ética é administrado pela Contato Seguro, empresa terceirizada, que atua de forma transparente, independente e imparcial.

Por que nossa instituição precisa de um Canal de Ética?

Além das leis em vigor, a FDC dispõe da Carta de Convivência – o nosso Código de Ética, que orienta os comportamentos esperados de todos os nossos stakeholders. No entanto, reconhecemos que situações contrárias a esses princípios podem ocorrer.

Por isso, contamos com o Canal de Ética, uma ferramenta fundamental do Programa de Integridade e Conformidade da FDC.

Por meio dele, é possível relatar condutas que não estejam alinhadas aos nossos valores ou à legislação, de forma identificada ou totalmente anônima, contribuindo para a construção e manutenção de um ambiente ético, seguro e transparente.

Como funciona?

O Canal de Ética é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e que atua com imparcialidade. Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/fdc
Ou ligue gratuitamente para 0800 512 5599 e faça o seu relato.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por profissionais especializados, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

O recebimento do relato acontece de forma 100% confidencial, preservando as pessoas que queiram fazer um relato anônimo.

Que tipo de casos eu posso relatar?

Você pode e deve relatar qualquer atitude que não esteja alinhada à legislação ou com a Carta de Convivência - o Código de Ética da FDC. Sabemos que os desvios éticos ou de condutam podem afetar a organização e para evitar estas situações, é importante que possamos identificar, apurar e solucionar casos que envolvam, por exemplo:


Assédio moral ou sexual;
Discriminação, fraudes, conflitos de interesse e outras situações de desvios de condutas éticas;
Descumprimento à Carta de Convivência - O Código de Ética da FDC, a processos, normas internas e leis, entre outros.

Quais informações devo fornecer ao fazer um relato?

Ao registrar o seu relato, sempre que possível, inclua:

Nome completo ou identificação dos envolvidos;
Área/setor/local onde o fato ocorreu;
Datas e horários aproximados;
Descrição objetiva do que aconteceu;
Caso tenha, encaminhe documentos, prints ou evidências que possam apoiar a apuração.

Minha identidade será protegida?

Sim! A proteção da identidade é um dos princípios fundamentais do Canal de Ética.

Você pode fazer o relato de forma identificada ou de forma anônima. Em ambos os casos, o conteúdo do relato é tratado com confidencialidade e segurança, seguindo critérios éticos e técnicos para impedir qualquer tipo de retaliação, exposição ou prejuízo ao relatante.

Quem é responsável pela apuração dos relatos?

Os relatos são recebidos pela equipe especializada da Contato Seguro que faz a triagem inicial para entender a natureza da situação e possíveis conflitos de interesses. Após essa análise, a Contato Seguro direciona o relato ao Comitê responsável, que determinará a metodologia de apuração de acordo com a complexidade do relato.

Qual o tempo para apuração de um relato?

Cada relato tem um esforço de apuração particular. Portanto, não há um prazo definido, mas nos comprometemos a realizar apurações rápidas, com reportes ao relatante, quando possível e necessário, analisando cada caso com seriedade, confidencialidade e imparcialidade.

Como acompanhar meu relato?

Ao fazer um relato, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, o(a) relatante deve:

1. Acessar o site contatoseguro.com.br/FDC;
2. Rolar a página até a seção “Acompanhe seu relato”;
3. Inserir o número do protocolo;
4.Clicar ou tocar na seta para avançar.

É possível que o Comitê responsável pela apuração solicite mais informações sobre o relato, por meio de mensagens que só poderão ser acessadas pelo número do protocolo.

Qual é o papel de cada pessoa na existência do canal?

É fundamental que o(a) relatante e os demais envolvidos no processo de apuração se comprometam com alguns deveres como:

Atue com boa-fé, prezando sempre pela verdade dos fatos e pela intenção de contribuir com a integridade da instituição;
Forneça todas as informações relevantes, de forma clara e objetiva, incluindo, quando possível: documentos, registros e quaisquer elementos que possam auxiliar na apuração;
Esteja disponível para colaborar, caso seja necessário prestar esclarecimentos complementares ao longo da análise do relato;
Acompanhe o andamento do caso, utilizando o número de protocolo gerado no momento do envio do relato;

O(a) relatante e as demais pessoas envolvidas também se comprometem com o sigilo, evitando a exposição de informações que possam atrapalhar o processo ou envolver terceiros indevidamente.

Quais são os benefícios do Canal de Ética?

O Canal de Ética nos ajuda a fortalecer a cultura ética e de integridade em nossa instituição, permitindo a prevenção e identificação de irregularidades.

O resultado é um ambiente de confiança, acolhimento e segurança, demonstrando o compromisso da FDC com a transparência, a ética e a responsabilidade.