O que é o Canal de Ética?
É um canal de comunicação, seguro e confidencial, que permite o recebimento de
relatos sobre situações que envolvam desvio ético ou de conduta, irregularidades em
relação às diretrizes da instituição, além do recebimento de dúvidas e sugestões.
Acessível a todas as partes relacionadas com a FDC, o Canal de Ética é administrado
pela Contato Seguro, empresa terceirizada, que atua de forma transparente,
independente e imparcial.
Por que nossa instituição precisa de um Canal de Ética?
Além das leis em vigor, a FDC dispõe da Carta de Convivência – o nosso Código de
Ética, que orienta os comportamentos esperados de todos os nossos stakeholders. No
entanto, reconhecemos que situações contrárias a esses princípios podem ocorrer.
Por isso, contamos com o Canal de Ética, uma ferramenta fundamental do Programa
de Integridade e Conformidade da FDC.
Por meio dele, é possível relatar condutas que não estejam alinhadas aos nossos
valores ou à legislação, de forma identificada ou totalmente anônima, contribuindo
para a construção e manutenção de um ambiente ético, seguro e transparente.
Como funciona?
O Canal de Ética é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa
independente e que atua com imparcialidade. Se você identificar ou souber de
qualquer irregularidade:
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse contatoseguro.com.br/fdc
• Ou ligue gratuitamente para 0800 512 5599 e faça o seu relato.
• A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
• O atendimento é feito por profissionais especializados, que recebem o relato e
enviam as informações para análise, investigação e resolução.
O recebimento do relato acontece de forma 100% confidencial, preservando as
pessoas que queiram fazer um relato anônimo.
Que tipo de casos eu posso relatar?
Você pode e deve relatar qualquer atitude que não esteja alinhada à legislação ou com
a Carta de Convivência - o Código de Ética da FDC. Sabemos que os desvios éticos
ou de condutam podem afetar a organização e para evitar estas situações, é
importante que possamos identificar, apurar e solucionar casos que envolvam, por
exemplo:
• Assédio moral ou sexual;
• Discriminação, fraudes, conflitos de interesse e outras situações de desvios de
condutas éticas;
• Descumprimento à Carta de Convivência - O Código de Ética da FDC, a processos,
normas internas e leis, entre outros.
Quais informações devo fornecer ao fazer um relato?
Ao registrar o seu relato, sempre que possível, inclua:
• Nome completo ou identificação dos envolvidos;
• Área/setor/local onde o fato ocorreu;
• Datas e horários aproximados;
• Descrição objetiva do que aconteceu;
• Caso tenha, encaminhe documentos, prints ou evidências que possam apoiar a
apuração.
Minha identidade será protegida?
Sim! A proteção da identidade é um dos princípios fundamentais do Canal de Ética.
Você pode fazer o relato de forma identificada ou de forma anônima. Em ambos os
casos, o conteúdo do relato é tratado com confidencialidade e segurança, seguindo
critérios éticos e técnicos para impedir qualquer tipo de retaliação, exposição ou
prejuízo ao relatante.
Quem é responsável pela apuração dos relatos?
Os relatos são recebidos pela equipe especializada da Contato Seguro que faz a triagem inicial para entender a natureza da situação e possíveis conflitos de interesses. Após essa análise, a Contato Seguro direciona o relato ao Comitê responsável, que determinará a metodologia de apuração de acordo com a complexidade do relato.
Qual o tempo para apuração de um relato?
Cada relato tem um esforço de apuração particular. Portanto, não há um prazo definido, mas nos comprometemos a realizar apurações rápidas, com reportes ao relatante, quando possível e necessário, analisando cada caso com seriedade, confidencialidade e imparcialidade.
Como acompanhar meu relato?
Ao fazer um relato, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, o(a)
relatante deve:
1. Acessar o site contatoseguro.com.br/FDC;
2. Rolar a página até a seção “Acompanhe seu relato”;
3. Inserir o número do protocolo;
4.Clicar ou tocar na seta para avançar.
É possível que o Comitê responsável pela apuração solicite mais informações sobre o
relato, por meio de mensagens que só poderão ser acessadas pelo número do
protocolo.
Qual é o papel de cada pessoa na existência do canal?
É fundamental que o(a) relatante e os demais envolvidos no processo de apuração se
comprometam com alguns deveres como:
• Atue com boa-fé, prezando sempre pela verdade dos fatos e pela intenção de
contribuir com a integridade da instituição;
• Forneça todas as informações relevantes, de forma clara e objetiva, incluindo,
quando possível: documentos, registros e quaisquer elementos que possam
auxiliar na apuração;
• Esteja disponível para colaborar, caso seja necessário prestar esclarecimentos
complementares ao longo da análise do relato;
• Acompanhe o andamento do caso, utilizando o número de protocolo gerado no
momento do envio do relato;
O(a) relatante e as demais pessoas envolvidas também se comprometem com o sigilo,
evitando a exposição de informações que possam atrapalhar o processo ou envolver
terceiros indevidamente.
Quais são os benefícios do Canal de Ética?
O Canal de Ética nos ajuda a fortalecer a cultura ética e de integridade em nossa
instituição, permitindo a prevenção e identificação de irregularidades.
O resultado é um ambiente de confiança, acolhimento e segurança, demonstrando o
compromisso da FDC com a transparência, a ética e a responsabilidade.