Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias?
O nosso Canal de Denúncias é uma ferramenta de comunicação onde qualquer pessoa pode relatar de forma segura, e se desejar anônima, qualquer ação de colaboradores(as), fornecedores e prestadores(as) de serviços, que viole o Código de Conduta e/ou o Programa Anticorrupção das Empresas Eletrobras ou, ainda, a legislação vigente no Brasil.
Um Canal de Denúncias oferece diversos benefícios:
- Melhoria do clima e do relacionamento
- Faz com que você se sinta seguro(a) e protegido(a) quando precisar relatar qualquer tipo de irregularidade.
- Mantém nosso compromisso de sempre fazer o que é certo.
O Canal de Denúncias existe para proteger todos nós! Por meio dele, você pode denunciar de forma 100% anônima, os comportamentos que não condizem com nossos valores, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Veja como fazer uma denúncia:
A. Acesse contatoseguro.com.br/denunciaseletrobras.
B. Ligue para 0800 721 9885 e faça seu relato.
Posso fazer uma denúncia anônima?
Sim! O anonimato é garantido. Ainda que sua denúncia seja identificada, a área de tratamento de denúncias, da Eletrobras, não fornecerá seus dados durante o processo de apuração.
Ainda assim, caso opte pelo anonimato, não forneça detalhes que possam revelar a sua identidade.
Como funciona o Canal de Denúncias terceirizado?
Nosso Canal é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial que recebe os relatos com garantia de integridade. Sendo assim, a denúncia é recebida pela empresa terceirizada e depois é direcionada para equipe de apuração da Eletrobras seguir com a investigação, garantindo o sigilo do relato.
Assim, quem faz a denúncia não corre o risco de ter sua identidade descoberta.
Como funciona na prática?
1. A Contato Seguro recebe sua denúncia.
2. Seu IP (número que identifica o computador) não é compartilhado.
3. A denúncia é enviada para a equipe de apuração da Eletrobas realizar a investigação.
Minha identidade será protegida contra retaliação?
Sim! O recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a nossa empresa.
Assim, nossa organização demonstra o compromisso com a ética, a integridade e o bem-estar das nossas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, justo e inclusivo para todos nós. Lembre-se:
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
• Você estará protegido contra qualquer retaliação.
• O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.
• Nunca serão coletadas informações sensíveis como origem racial, religião ou opinião política.
Além disso, nosso Código de Conduta rechaça expressamente a retaliação
pela utilização de boa-fé do Canal de Denúncias. Além disso, a retaliação dá
ensejo ao registro de denúncia contra aquele que a praticou.
O que eu posso denunciar pelo Canal?
Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com nossos valores e com aquilo que acreditamos ser o certo a fazer. Veja alguns exemplos do que pode ser relatado pelo Canal:
• Fraude, corrupção, irregularidades previstas na Lei n. 12.846/2013 e lavagem de dinheiro.
• Violações a Legislações Ambientais.
• Violações aos Direitos Humanos.
• Desperdício de recursos.
• Divulgação de assuntos sigilosos.
• Discriminação.
• Assédio moral ou sexual.
• Abuso de poder.
• Agressão.
• Entre outros.
Entenda quais situações você pode denunciar no canal, clicando aqui.
Quais informações meu relato deve conter?
É importante que você forneça as informações com maior detalhamento possível. Por exemplo, o nome completo, cargo e lotação do(a) empregado(a) que está sendo denunciado; a descrição do comportamento do denunciado; outras pessoas envolvidas; dia, hora e local do fato denunciado. Em alguns casos a falta de detalhamento impossibilita a apuração da denúncia.
Para facilitar, lembre-se das seguintes perguntas:
• O QUÊ você quer denunciar? Quanto mais direto for, melhor será.
• De QUEM você está falando? Quem é o(a) denunciado(a)? Há testemunhas
para o ocorrido?
• QUANDO ocorreu? O momento em que o fato denunciado ocorreu é muito
importante para que seja mais fácil localizá-lo e seguir com o processo.
• ONDE aconteceu o fato? Quanto mais precisa for a localização, melhor.
• COMO o fato ocorreu? Foi por meio de um contrato, de um e-mail, de uma
mensagem, pessoalmente?
Com essas informações, nós podemos dar seguimento ao processo com mais
agilidade. No entanto, se você não tiver alguma delas - ou só tiver uma vaga
ideia - não tem problema, informe apenas o que você sabe.
Para ajudar-nos a atendê-lo(a) ainda melhor, se tiver algum documento - cópia
de contrato, e-mail, mensagem de texto ou áudio, vídeo - anexe-o à
manifestação.
Qual o fluxo de tratamento das denúncias?
Denúncia é recebida por uma empresa externa especializada, há uma análise
inicial para avaliar se a denúncia está dentro do escopo do Canal de Denúncias
e se há informações suficientes para seguir para apuração.
Apuração e Auditoria Interna produzem seus relatórios onde apontam sobre a
procedência ou não das denúncias.
Os relatórios de apuração podem resultar na emissão de recomendações e/ou
aplicação de penalidades.
As áreas de negócio recebem propostas de melhorias de processo, quando for
o caso. O denunciante recebe resposta de conclusão no Canal de Denúncias.
Quais são as garantias de proteção ao denunciante?
Através da norma de tratamento de denúncias, do Código de Conduta e
da Política de Compliance da Eletrobras, a proteção ao denunciante de boa-fé
é garantida, inclusive contra eventuais retaliações, que são tratadas como
infrações.
O denunciante pode realizar sua denúncia anonimamente, mas caso coloque
seus dados, eles são protegidos ao longo de todo o processo de tratamento e
apuração das denúncias, inclusive após sua finalização. O próprio Canal de
Denúncias externo possui restrições de acesso onde apenas os integrantes do
macroprocesso de gestão e tratamento de denúncias acessam, mediante
assinatura do termo de confidencialidade.
Em quanto tempo uma denúncia é apurada?
O prazo para que a denúncia registrada seja apurada e indicada eventual responsabilização depende do teor e da complexidade de cada denúncia. O denunciante sempre será informado, ao final, sobre a conclusão da denúncia, além de receber informações intermediárias sobre o tratamento. E o denunciante também poderá acompanhar o andamento da denúncia por meio do protocolo individual e da senha informados no momento do registro da denúncia.
Como posso acompanhar a minha denúncia?
Quando você faz uma denúncia, recebe um número de protocolo. Esse número é essencial para acompanhar o andamento do seu relato. Veja como acompanhar a sua denúncia:
• Acesse o site contatoseguro.com.br/denunciaseletrobras.
• Role a página até a seção “Acompanhar denúncia”.
• Insira o número do seu protocolo.
• Clique na seta para avançar.
Se a denúncia tiver sido feita por telefone, o especialista informará o protocolo. Anote o número para poder acompanhar depois.
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.
Caso a área de apuração entenda que é necessário o envio de mais
informações sobre o relato, a solicitação será feita através de mensagens que
só poderão ser acessadas por meio do protocolo.
Qual a diferença entre denúncia, reclamação ou outros tipos de manifestações?
Denúncia é tudo o que envolve uma infração objetiva ao nosso Código de
Conduta ou legislação e normativos internos. Exemplos de comportamentos
que devem ser denunciados:
• Desvios de comportamentos;
• Assédio sexual e moral;
• Discriminação de qualquer tipo;
• Favorecimento de terceiros ou fornecedores;
• Uso indevido de bens das empresas;
• Descumprimento de normas e políticas internas;
• Roubo, fraude, furto ou desvio de materiais e bens da empresa;
• Uso ou tráfico de substâncias proibidas;
• Violação da legislação brasileira;
• Violação do Código de Conduta.
Já as demais situações são consideradas manifestações de Ouvidoria e podem
ser classificadas como:
• Reclamação - Demonstração de insatisfação ou desagrado diante de
ação, omissão ou tratamento dispensado por colaborador, ou área da
empresa.
• Solicitação - Requerimento de adoção de providência por parte da
Eletrobras.
• Sugestão - Proposição de ideia ou formulação de proposta de
aprimoramento de políticas e serviços.
• Elogio - Demonstração ou reconhecimento de satisfação sobre o serviço
oferecido ou atendimento recebido.
Onde posso registrar reclamações e outras manifestações?
Para fazer uma reclamação, solicitação, sugestão ou elogio, acesse o canal da Ouvidoria Eletrobras.