O que é o Canal de Ética?

O Canal de Ética faz parte do programa de integridade da Vibra Energia, sendo operado pela Contato Seguro, empresa independente e especializada. Esse canal se destina exclusivamente ao registro de denúncias pelos públicos interno e externo da Vibra Energia. Caso você esteja insatisfeito com algum serviço ou produto, destacamos que o Canal de Ética não é o meio adequado para o registro de reclamações.

O que é uma denúncia?

Denúncia é o relato de violação à norma interna ou externa à Vibra Energia atribuída a integrante da força de trabalho na condução de suas atividades laborais. A denúncia poderá abranger exclusivamente agentes externos, desde que esteja diretamente relacionada às atividades empresariais da Vibra Energia e possa causar-lhe danos diretos. O Canal de Ética deve ser utilizado para o registro de denúncias de irregularidades relacionadas a fraude e corrupção, incluindo os atos lesivos à administração pública nacional ou estrangeira previstos na Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), a danos patrimoniais, a violência no trabalho e a violações às normas de segurança, meio ambiente e saúde (SMS) e às normas de segurança da informação (TI).

Quais são as informações necessárias no registro da denúncia?

Ao registrar sua denúncia é muito importante que você apresente todas as informações que possui sobre o ocorrido, destacando, se possível, local, data, hora e pessoas envolvidas. Caso a denúncia se refira a violência no trabalho, é muito importante que você se identifique ao registrar a mesma, bem como que autorize sua apuração.

Como é o fluxo de tratamento da denúncia registrada?

Todo registro de denúncia é realizado por meio dos sistemas da Contato Seguro. Após o registro e triagem inicial, a Contato Seguro envia o caso à Diretoria de Integridade da Vibra Energia, responsável por sua apuração. Encerrada a apuração, uma resposta conclusiva será postada no Canal de Ética e, caso seja confirmada a irregularidade, a Vibra Energia adotará as devidas medidas em consonância com o nosso Código de Conduta Ética.

O anonimato é garantido?

Sim. O anonimato é um dos princípios do nosso Canal de Ética. O registro da denúncia, seja pelo formulário eletrônico ou por telefone, é feito diretamente com a Contato Seguro. Caso a denúncia seja identificada, a Diretoria de Integridade da Vibra Energia não identificará o denunciante no decorrer da apuração.

Sofrerei retaliações por registrar uma denúncia?

A Vibra Energia estimula seus colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e demais públicos a registrarem no Canal de Ética eventuais irregularidades das quais tenham conhecimento. Nosso Código de Conduta Ética rechaça expressamente a retaliação pela utilização de boa-fé do Canal de Ética. Além disso, a retaliação dá ensejo ao registro de denúncia contra aquele que a praticou.

Como acompanhar o andamento e o resultado da apuração da denúncia?

Ao final do registro, você receberá uma senha para consultar o andamento da denúncia no site. É muito importante que você guarde essa senha e, caso tenha mais informações sobre o ocorrido, registre na denúncia realizada.

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