Fundada em 12 de abril de 1982 por um grupo de colegas liderados pelos saudosos Dr. Paulo Saldanha e Dr. Robinson Carvalho, a Unimed de Ourinhos teve como primeira instalação uma sala emprestada pela Sociedade de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância (Soprami). Seu crescimento foi baseado no ideal de ofertar serviços de qualidade e tornar-se um ponto de referência na prestação de serviços médicos.

Inicialmente dedicou-se à regulamentação de suas atividades e ao atendimento dos primeiros contratos repassados pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo e por outras Singulares do Sistema Nacional Unimed. O primeiro contrato empresarial local foi com a antiga Telesp. Naquela época, a Unimed de Ourinhos contava com 56 cooperados.

Ao longo dos anos os contratos foram se multiplicando pela habilidade e empenho do presidente Dr. Paulo Saldanha. Na Assembleia Geral Extraordinária, a AGE de 15 de junho de 1984, foi aprovada a aquisição da primeira sede, na esquina das Ruas Dom Pedro I e Euclides da Cunha, fruto de ousada e sábia decisão dos seus dirigentes e médicos cooperados.

Mas o crescimento logo demandou maior estruturação e modernização. Assim, foi iniciada a informatização dos serviços e a construção da sede atual, inaugurada em 08 de novembro de 1991, o que foi fundamental para a consagração do cooperativismo médico em nossa região. Ano após ano, houve um trabalho incessante e vitorioso de preparação de novos cooperados para assumir a administração da Unimed de Ourinhos e de colaboradores qualificados para atender as expectativas de seus clientes. Embora incluída entre as maiores empresas da região, a presença da Cooperativa entrou finalmente nos Canais do Município de Ourinhos quando, em 1996, os seus cooperados adquiriram as instalações do importante e tradicional “Hospital e Maternidade Dr. Monzillo”, transformando-o em Hospital Unimed de Ourinhos e promovendo um salto de qualidade para o atendimento dos beneficiários.

As conquistas foram se sucedendo. Após a assunção do Hospita lMonzillo, houve a inauguração das farmácias próprias, implantação dos programas PreViv (medicina preventiva) e Unimed Lar (atendimento domiciliar), a disponibilização do Transporte Aéreo, até a inauguração das novas instalações do seu hospital, em 2004.

A preocupação de sempre oferecer melhores condições de trabalho aos seus colaboradores e aprimorar continuamente o atendimento de seus clientes, exigiu da Unimed a reforma e ampliação da sua sede administrativa em 2010, incluindo, entre outras melhorias, um auditório para palestras educativas para a comunidade e reuniões científicas.

Sem medir esforços para o desenvolvimento de uma gestão profissional, ética, moderna e em sintonia com a evolução tecnológica, a Unimed de Ourinhos aprimora seus processos internos a partir do pleno atendimento da regulamentação do setor saúde suplementar, conforme normatizações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), estando entre os resultados mais recentes a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a implementação da política de Governança Corporativa, Controles Internos e Gestão de Riscos.

É essa energia e vontade de evoluir que preparam a cooperativa para enfrentar e superar situações desafiadoras, como durante os períodos mais difíceis da pandemia do novo coronavírus nos anos 2020 e 2021, quando a Unimed e toda sua equipe de colaboradores foram incansáveis para buscar soluções ágeis e eficazes para atender as novas demandas dos clientes e beneficiários, seja no atendimento de saúde propriamente dito, seja na resolução das questões administrativas que emergiram desse contexto que surpreendeu toda a sociedade.

Hoje, a Unimed de Ourinhos conta com o apoio de 210 médicos cooperados, cerca de 130 prestadores de serviços e sete hospitais credenciados, além de uma rede própria de serviços integrados, nas cidades de Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo, composta por um Hospital, duas Farmácias, duas unidades do Viver Bem e uma clínica de atendimento multiprofissional. Além da estrutura física, a Unimed investe em inovação e conveniência, sendo exemplos a disponibilização do aplicativo “Unimed SP Clientes” e o serviço de Orientação Médica por Telefone (OMT).

Juntos, esses serviços atendem mais de 32mil beneficiários que vivem nos 14 municípios da nossa região e estão distribuídos entre contratos individuais/familiares e contratos coletivos, assinados com associações, sindicatos e empresas de todos os portes e atividades. Para chegar até aqui, muitas pessoas trabalharam e se empenharam pessoalmente para ajudar a construir a estrutura que existe atualmente.