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ponto POR QUE NOSSA EMPRESA PRECISA DE UM CANAL DE ÉTICA?

Nossa empresa dispõe de um Código de Conduta que fornece diretrizes para nos ajudar a manter elevados padrões de comportamentos éticos. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.

Entretanto, sempre há alguém mal-intencionado que pode colocar em risco outros colegas e a cooperativa. Por isso, disponibilizamos um Canal de Denúncias, por meio do qual você pode relatar fatos que contrariem as leis, normativos internos da Unimed Natal ou o nosso Código de Conduta.

ponto COMO FUNCIONA?

O Canal de Denúncias é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial, chamada Contato Seguro.

Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer uma denúncia acessando o site contatoseguro.com.br/unimednatal ou pelo telefone 0800 515 2214. A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento e a resolução da sua denúncia ou sugestão.

ponto EU POSSO SER IDENTIFICADO?

Não! Seu contato com o canal é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer seu anonimato.

Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados.

ponto QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio.

Todas as situações que não estejam de acordo com as leis, normativos internos ou com os princípios éticos e valores da nossa cooperativa, devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, desvio ou desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, assédio moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc.

Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da Unimed Natal.

ponto PRECISO TER EVIDÊNCIAS?

Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para o Comitê de Ética, que iniciará a análise do caso buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Ter evidências não é essencial, mas se você tiver alguma, ajudará na comprovação da comunicação.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar suas evidências.

ponto QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Com o apoio do Canal de Denúncias, a Cooperativa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos normativos internos, princípios e aos valores da Unimed Natal e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

Ao realizar comunicação sobre uma conduta inapropriada ou não conformidade, você estará apoiando a um ambiente de trabalho saudável e a longevidade da Cooperativa.

ponto QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos.

Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa Cooperativa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém.

O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, a Unimed Natal ou o comitê responsável pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

ponto COMO ACOMPANHAR MINHA DENÚNCIA?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que deverá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia.

Para isso, você deverá acessar o site contatoseguro.com.br/unimednatal e escolher a opção “ACOMPANHE SEU RELATO”.

Caso você faça uma denúncia via telefone, a Contato Seguro também informará seu número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato.

Eventualmente, o comitê poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, fique atento e continue ajudando a nossa Cooperativa!