ponto POR QUE PRECISAMOS DE UM CANAL DE DENÚNCIAS?

O Grupo SLC dispõe de um Código de Conduta com o intuito de expressar seus princípios e valores. O documento contempla um conjunto de diretrizes, é um referencial de conduta moral e ética para nortear as ações e decisões de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.

Entretanto, sempre pode haver alguma parte mal-intencionada, podendo colocar em risco outras pessoas e a empresa como um todo. Frente a isso, disponibilizamos um Canal de Denúncias, por meio do qual você pode fazer relatos de casos de qualquer natureza e que você acredita estarem indo contra as leis, ao nosso Código de Ética e Conduta e as nossas diretrizes e regras internas.

ponto COMO FUNCIONA?

O Canal de Denúncias é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/gruposlc ou pelo telefone 0800 648 6306 ou ainda pelo aplicativo da Contato Seguro (disponível para android e IOS). A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia, 7 dias por semana. Os relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

ponto POSSO SER IDENTIFICADO?

Somente se você desejar. Caso opte por uma denúncia anônima você não será identificado. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados.

ponto QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa empresa.

ponto PRECISO TER EVIDÊNCIAS?

Não é obrigatório, mas as evidências auxiliam na investigação. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à investigação. Adicionalmente, o Comitê poderá solicitar a você informações adicionais. Toda a comunicação ocorre na ferramenta Contato Seguro por meio do número de protocolo, sem necessidade de identificação.

Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha ou adquira alguma prova, mesmo após o registro do seu relato, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

ponto QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Com o apoio do Canal de Denúncias, nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

ponto QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

ponto COMO ACOMPANHAR MINHA DENÚNCIA?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.

Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o comitê poderá lhe solicitar maiores informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a nossa empresa.