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POR QUE A SAÚDE PETROBRAS PRECISA DE UM CANAL DE DENÚNCIAS?

A Saúde Petrobras dispõe de um Código de Ética que é adotado como principal guia de como devemos agir em nossas relações. Além das leis vigentes, o Código de Ética serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.

Entretanto, sempre pode haver alguma parte mal-intencionada, podendo colocar em risco outros colegas e a Saúde Petrobras como um todo. Frente a isso, foi disponibiliza um Canal de Denúncia, por meio do qual você pode fazer denúncias de casos que você acredita estarem indo contra as leis ou o Código de Ética.

COMO FUNCIONA?

O Canal de Denúncia é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/pt/saudepetrobras ou pelo telefone 0800 700 5757. A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

POSSO SER IDENTIFICADO MESMO ESSA NÃO SENDO A MINHA OPÇÃO?

Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone, o IP do seu computador ou qualquer outra informação sobre você será compartilhada.

QUE TIPO DE CASOS POSSO DENUNCIAR PELO CANAL?

Você denunciar qualquer situação que perceba ser incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com o Código de Ética da Saúde Petrobras devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: corrupção, lavagem de dinheiro, fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa empresa ou para tirar dúvidas sobre a aplicação do Código de Ética.

PRECISO TER EVIDÊNCIAS?

Não. O envio de evidências é desejável e muito importante, mas não inviabiliza a denúncia. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para a área especializada e responsável na Saúde Petrobras, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia.

POSSO ENVIAR EVIDÊNCIAS?

Sim. O envio de evidências é muito importante. Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Com o apoio do Canal de Denúncia, a Saúde Petrobras promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas que violem o Código de Ética e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a Saúde Petrobras e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz identificada, revelada ou até mesmo vazada. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, poderá ser revelado quem fez qualquer denúncia e tenha optado por permanecer anônimo.

COMO ACOMPANHAR MINHA DENÚNCIA?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/pt/saudepetrobras e escolher a opção ‘Acompanhe sua denúncia’.

Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o comitê poderá lhe solicitar mais informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância.