COMO FUNCIONA?

O Canal sobre Ética é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/pt/previdenciabrbcanaldeetica, ou pelo telefone 0800 dedicado ao seu país de localização, ou ainda através do aplicativo (Android, iOS).

O canal funciona 24h por dia e os relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, responsáveis por encaminhá-los para análise, verificação e resolução.

Ao fazer um relato, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

POSSO SER IDENTIFICADO?

Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados.

Caso você opte por se identificar poderá informar seu nome e dados pessoais.

QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis, nacionais ou internacionais, ou com os princípios éticos e valores da PREVIDÊNCIA BRB.

PRECISO TER EVIDÊNCIAS?

Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para o Comitê de Ética e Disciplina da PREVIDÊNCIA BRB, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto ao relato, denúncia ou sugestão. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta seja constatada.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como enviar as evidências existentes.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Com o Canal sobre Ética, a PREVIDÊNCIA BRB reforça seus valores, transparência, ética e integridade.

QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a PREVIDÊNCIA BRB e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será relatado, denunciado ou sugerido.

A Contato Seguro garante que não há qualquer risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido pelo sistema da Contato Seguro.

COMO ACOMPANHAR MEU RELATO?

Ao fazer um relato, denúncia ou sugestão você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br e escolher a opção “CONSULTAR RESPOSTA”.

Caso você faça um relato via telefone, a ouvidora informará o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato, denúncia ou sugestão. Eventualmente, o Comitê de Ética e Disciplina da PREVIDÊNCIA BRB poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância.