Por que nossa empresa precisa de um Canal de Ética?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes em nossas políticas.

Guias que determinam os comportamentos que devem ser seguidos por todos que fazem parte do Instituto.

Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só ao Instituto, mas também você e outras pessoas.

Por isso o Canal de Ética existe! Para proteger a todos.

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente sempre seguro e saudável.

Como funciona?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/hcl
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com o Instituto.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação

Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nossas políticas internas. Confira os exemplos:

Fraudes
Desperdício de recursos
Divulgação de assuntos sigilosos
Discriminação
Assédio moral ou sexual
Abuso de poder
Agressão
Entre outros.

Preciso ter provas?

Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto ao relato. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.)

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter o Instituto mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Como acompanhar o meu relato?

Ao fazer um relato, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

1. Acesse o site contatoseguro.com.br/hcl
2. Role até a seção “Acompanhar seu relato”
3. Insira o número do seu protocolo
4. Clique na seta para avançar

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.

Entre em contato
com o Canal de Ouvidoria

Caso deseje tirar dúvidas, enviar elogios, fazer sugestões ou reclamações, acesso nosso Canal de Ouvidoria.

Acessar Ouvidoria