Canal de Ética
Integridade. Responsabilidade de todos.

Faça seu relato aqui ou ligando
0800 602 18 31


Perguntas Frequentes

  • Por que o Grupo RBS implantou o Canal de Ética?

    O Canal de Ética do Grupo RBS foi criado com o objetivo de fortalecer a cultura ética da empresa, construída com base em valores sólidos, e assegurar o cumprimento da legislação vigente.

    Por meio do Canal de Ética você pode relatar não-observâncias ao Código de Ética e Conduta do Grupo RBS.


  • Este canal é realmente anônimo?
    Sim. Para garantir a segurança e o sigilo do Canal de Ética, o Grupo RBS contratou uma empresa especializada nesse tipo de atendimento, que fará o recebimento dos relatos. Não haverá rastreamento das ligações recebidas ou identificação de acesso ao site.

  • Devo me identificar ao fazer um relato pelo Canal de Ética?
    A identificação não é obrigatória. Caso você opte por se identificar, garantimos a discrição e o sigilo durante a análise do fato relatado por você.

  • Como posso acessar o Canal de Ética RBS?
    Você pode acessar o Canal de Ética de duas formas:

    • Ligação gratuita para 0800 602 18 31
      O serviço por telefone, com atendimento de um profissional, está disponível 24 horas, durante os sete dias da semana. A ligação é gratuita, pode ser feita por um telefone fixo ou celular e não será rastreada.
    • Site | https://www.contatoseguro.com.br/gruporbs/

  • Quando eu devo utilizar o Canal de Ética?
    O Canal de Ética foi criado para que seja reportada qualquer situação que seja contrária ao Código de Ética e Conduta do Grupo RBS. Este também é um canal que recebe relatos de não cumprimento da legislação vigente em situações que envolvam o Grupo RBS.

  • Preciso ter provas para fazer um relato?
    Não. Contudo, você precisa fornecer uma descrição do fato com a maior quantidade possível de detalhes. Mencione em seu relato, todas as pessoas envolvidas na situação, a localidade, o dia e o horário da ocorrência dos fatos. Tente sempre ser bastante específico. Caso você tenha algum tipo de documento, sugerimos que seu relato seja efetuado no site. Lá, é possível anexar documentos que possam auxiliar na análise do fato relatado.

  • Quem faz a análise do meu relato?
    Todo o relato recebido via telefone ou site será analisado por um Comitê de Apuração formado por pessoas chave do Grupo RBS. Caso algum participante do comitê seja alvo de uma investigação, o relato será omitido dessa pessoa para que a averiguação não seja prejudicada.

  • Posso acompanhar o andamento da análise do meu relato?
    Sim. Ao registrar um relato, você receberá um número de protocolo para consultar o andamento do processo de análise pelo site ou pelo telefone. Todos os relatos que configurem infração ao Código de Ética e Conduta e tenham informações mínimas para a análise serão avaliados em até 90 dias após o registro inicial.

  • Acabei de identificar uma situação de risco na minha área/Unidade. Essa é uma questão que deve ser reportada ao Canal da Ética?

    Caso você seja um colaborador da RBS e a situação represente risco à vida de pessoas, você deve comunicar imediatamente seu gestor ou a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho (SESMT).

    Caso você seja de fora da empresa, ligue para o departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (SESMT) do Grupo RBS pelo número (51) 3218-4584.

    Essas situações são questões urgentes e, como tais, devem receber atenção imediata.

    Caso você já tenha feito isso e não tenha tido retorno satisfatório, recomendamos que você faça um registro no Canal de Ética.


  • (Colaboradores Grupo RBS) Uma piada inapropriada está circulando na minha área e faz referência, de forma negativa, a uma característica que eu tenho. Devo fazer uma denúncia no Canal de Ética?

    Não em um primeiro momento. Entendemos que está conduta pode ser considerada discriminatória e criar um ambiente de trabalho hostil, ainda que seus colegas não tenham tido a intenção de ofendê-lo. Recomendamos que você converse com seu gestor para tentar reverter essa situação primeiramente. Você está no direito de cobrar um tratamento respeitoso de seus colegas.

    Caso o problema continue e você esteja se sentindo prejudicado por esta conduta, recomendamos o relato no Canal de Ética.

    Nessa situação, consulte, preferencialmente nesta ordem:

    - Seu gestor;
    - Canal de Ética.


  • (Colaboradores Grupo RBS) Não concordo com o resultado da Avaliação de Objetivos que meu gestor fez no SuperAção 2.0. Acredito que estou sendo injustiçado ou que meus colegas estejam sendo favorecidos. Posso utilizar o Canal de Ética para solicitar uma revisão da minha avaliação?
    O Grupo RBS possui profissionais de RH preparados para receber esse tipo de assunto dos colaboradores e os mesmos saberão como proceder e auxiliá-lo da melhor forma. O Canal de Ética não é recomendado para esse tipo de situação.


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