Por que o Grupo RBS implantou o Canal de Ética?

O Canal de Ética do Grupo RBS foi criado com o objetivo de fortalecer a cultura ética da empresa, construída com base em valores sólidos, e assegurar o cumprimento da legislação vigente.

Por meio do Canal de Ética você pode relatar descumprimentos ao Código de Ética e Conduta no âmbito das operações do Grupo RBS.

Este canal é realmente anônimo?

Sim. Para garantir a segurança e o sigilo do Canal de Ética, o Grupo RBS contratou uma empresa especializada nesse tipo de atendimento, que fará o recebimento dos relatos. Não haverá rastreamento das ligações recebidas ou identificação de acesso ao site.

Devo me identificar ao fazer um relato pelo Canal de Ética?

A identificação não é obrigatória. Caso você opte por se identificar, garantimos a discrição e o sigilo durante a análise do fato relatado por você.

Como posso acessar o Canal de Ética do Grupo RBS?

Você pode acessar o Canal de Ética de duas formas:

Ligação gratuita para 0800 602 1831.
O serviço por telefone, com atendimento de um profissional, está disponível 24 horas, durante os sete dias da semana. A ligação é gratuita, pode ser feita por um telefone fixo ou celular e não será rastreada. Ou;
Pelo site contatoseguro.com.br/gruporbs.

Quando eu devo utilizar o Canal de Ética?

O Canal de Ética foi criado para que seja reportada qualquer situação que seja contrária ao Código de Ética e Conduta do Grupo RBS. Este também é um canal que recebe relatos de não cumprimento da legislação vigente em situações que envolvam o Grupo RBS.

Preciso ter provas para fazer um relato?

Não. Contudo, você precisa fornecer uma descrição do fato com a maior quantidade possível de detalhes. Mencione em seu relato, todas as pessoas envolvidas na situação, a localidade, o dia e o horário da ocorrência dos fatos. Tente sempre ser bastante específico. Caso você tenha algum tipo de documento, sugerimos que seu relato seja efetuado no site. Lá, é possível anexar documentos que possam auxiliar na análise do fato relatado.

Quem faz a análise do meu relato?

Todo o relato recebido via telefone ou site será analisado por um Comitê de Apuração formado por pessoas-chave do Grupo RBS. Caso algum participante do comitê seja alvo de uma investigação, o relato será omitido dessa pessoa para que a averiguação não seja prejudicada.

Posso acompanhar o andamento da análise do meu relato?

Sim. Ao registrar um relato, você receberá um número de protocolo para consultar o andamento do processo de análise pelo site ou pelo telefone. Todos os relatos que configurem infração ao Código de Ética e Conduta e tenham informações mínimas para a análise serão avaliados em até 90 dias após o registro inicial.

[Colaborador] Acabei de identificar uma situação de risco relacionado a segurança do trabalho na minha área/unidade. Essa é uma questão que deve ser reportada ao Canal da Ética?

Caso você seja um colaborador do Grupo RBS e a situação represente risco à vida de pessoas, você deve comunicar imediatamente seu gestor ou a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho (SESMT).

Caso você seja de fora da empresa, ligue para o departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (SESMT) do Grupo RBS pelo número (51)3218-4584 ou entre em contato pelo e-mail sesmt@gruporbs.com.br. Essas situações são questões urgentes e, como tais, devem receber atenção imediata.

Caso você já tenha feito isso e não tenha tido retorno satisfatório, recomendamos que você faça um registro no Canal de Ética.

[Colaborador] Uma piada inapropriada está circulando na minha área e faz referência, de forma negativa, a uma característica que eu tenho. Devo fazer uma denúncia no Canal de Ética?

Não em um primeiro momento. Entendemos que esta conduta pode ser considerada discriminatória e criar um ambiente de trabalho hostil, ainda que seus colegas não tenham tido a intenção de ofendê-lo. Recomendamos que você converse com seu gestor para tentar reverter essa situação primeiramente. Você está no direito de cobrar um tratamento respeitoso de seus colegas.
Caso o problema continue e você esteja se sentindo prejudicado por esta conduta, recomendamos o relato no Canal de Ética.

Nessa situação, consulte, preferencialmente nesta ordem:
Seu gestor;
Canal de Ética.

[Colaborador] Não concordo com o resultado da Avaliação de Objetivos que meu gestor fez no SuperAção 2.0. Acredito que estou sendo injustiçado ou que meus colegas estejam sendo favorecidos. Posso utilizar o Canal de Ética para solicitar uma revisão da minha avaliação?

O Grupo RBS possui profissionais de RH preparados para receber esse tipo de assunto dos colaboradores e os mesmos saberão como proceder e auxiliá-lo da melhor forma. O Canal de Ética não é recomendado para esse tipo de situação.