Por que a organização precisa de um Canal de Ética?

O Canal de Ética traz diversos benefícios para você e para toda a organização, como:

Contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.
Garante que você se sinta seguro e protegido ao relatar qualquer tipo de irregularidade.
Reflete nosso compromisso com a integridade e com a conduta ética em todas as nossas ações.

Este canal existe para proteger todos nós. Por meio dele, você pode denunciar, de forma 100% anónima, comportamentos que não estejam alinhados com as nossas diretrizes de ética e conduta, ajudando a manter um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e íntegro.

Veja como fazer uma denúncia:

B. Acesse contatoseguro.com.br/eldorado
A. Ligue gratuitamente para 0800 800 4747

Como funciona o Canal de Ética terceirizado?

Nosso Canal é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial que recebe os relatos com garantia de integridade. Sendo assim, a denúncia é recebida pela empresa terceirizada e depois é direcionada para nossa organização seguir com a investigação, garantindo o sigilo do relato.

Por que isso é importante?

Quem faz a denúncia não corre o risco de ter sua identidade descoberta.

Como funciona na prática?

1. A Contato Seguro recebe sua denúncia.
2. Seu IP (número que identifica o computador) não é compartilhado e as ligações não são rastreadas.
3. A denúncia é enviada para nossa organização realizar a investigação.

Explicando de forma simples: imagine que você quer contar algo muito importante e prefere contar para alguém de fora, que não conhece ninguém da nossa empresa. Esse alguém é a Contato Seguro, que garante que seu segredo será bem guardado e investigado de maneira justa.

Eu devo seguir o Código de Conduta da organização?

Seguir o Código de Conduta é uma responsabilidade de todos os colaboradores.

Esse documento é essencial porque define os princípios e diretrizes que orientam a atuação da organização, promovendo uma cultura baseada na ética, na integridade, na transparência e no respeito mútuo em todas as nossas relações.

Ao seguir o nosso Código de Conduta, você fortalece a cultura organizacional e demonstra seu compromisso com a ética.

Cada colaborador tem um papel essencial na construção de uma organização mais íntegra, responsável e respeitosa.

Por que eu preciso denunciar?

Porque o Canal de Ética existe para proteger todos nós!

Por meio dele, você pode relatar — de forma 100% anónima — situações que contrariem as nossas diretrizes ou a legislação. Assim, contribui diretamente para manter um ambiente de trabalho seguro, ético e respeitoso.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
- Acesse Acesse contatoseguro.com.br/eldorado
- Ligue gratuitamente para 0800 800 4747

A central telefônica fica disponível 24h / 7 dias por semana. O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida contra retaliação?

Sim! As denúncias são recebidas pela Contato Seguro, uma empresa especializada, independente e altamente confiável.

Dessa forma, a nossa organização reforça o compromisso com a ética, a integridade e o bem-estar dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, justo e inclusivo para todos.

Lembre-se: sua segurança e confiança são prioridades.

- Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
- O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
- Você estará protegido contra qualquer retaliação.
- O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.
- Não serão coletadas informações sensíveis como origem racial, religião ou opinião política.

Se eu denunciar, sofrerei consequências?

Não. Valorizamos e protegemos quem denuncia, pois essa atitude é essencial para manter um ambiente de trabalho ético e seguro.

Garantimos total confidencialidade, proteção do anonimato e sigilo absoluto de todas as informações. Você pode denunciar qualquer comportamento inadequado, ilegal ou antiético sem receio de sofrer qualquer tipo de retaliação.

A denúncia é completamente segura. Não há risco de vazamento de dados nem de represálias. Por isso, não tenha medo de denunciar — seja como vítima ou como testemunha.

O que eu posso denunciar pelo Canal?

Você pode — e deve — denunciar qualquer conduta que não esteja alinhada com as diretrizes de ética e conduta do Eldorado ou que viole a legislação vigente. Confira abaixo alguns exemplos de situações que podem ser relatadas por meio do Canal de Ética:

Fraude.
Corrupção, suborno, propina.
Vazamento de informações confidenciais.
Assédio moral ou sexual.
Racismo, preconceito ou discriminação.
Agressão.
Favorecimento de fornecedores ou clientes.

Preciso ter provas para fazer uma denúncia?

Não é preciso ter provas, mas é necessário que o relato do fato seja completo e detalhado, indicando quando ele ocorreu, onde ocorreu, com quem ocorreu e se há testemunhas.

Caso você tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo como fotos, vídeos, áudios, etc.

Caso seja via telefone, o psicólogo-ouvidor que atender sua ligação explicará como fazer o envio das evidências.

A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Compliance Officer da organização, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a confirmação da irregularidade.

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal contribui para tornar a organização mais segura e livre de irregularidades, ajudando a prevenir e combater condutas que possam prejudicar qualquer pessoa.

O resultado é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades para todos.

Quem recebe as denúncias feitas por telefone?

A Contato Seguro é uma empresa especializada, independente e altamente confiável , que conta com uma equipe de psicólogos-ouvidores, prontos para te acolher da melhor forma possível. Estes profissionais não têm nenhuma relação com o Eldorado e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância o Eldorado ou o responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como funciona a investigação de uma denúncia? Quem é responsável?

As denúncias são recebidas e registradas pela Contato Seguro, uma empresa especializada, independente e confiável. Apenas o Compliance Officer do Eldorado tem acesso às informações, garantindo total confidencialidade e proteção dos dados.

Ao receber um relato, o Compliance Officer inicia a investigação, que pode envolver a coleta de provas, entrevistas e outras etapas necessárias. Dependendo do tema e da gravidade da situação, pode ser solicitado o apoio de outras áreas ou de especialistas externos.

Após a análise dos resultados, se a irregularidade for confirmada, são adotadas medidas disciplinares ou processuais adequadas. Também são implementadas ações preventivas, fundamentais para fortalecer a cultura ética da organização e promover a transparência e a integridade.

O que é o Grupo de Governança e qual sua responsabilidade?

O Grupo de Governança é uma instância superior ao Compliance Officer. Trata-se de um colegiado formado pelo próprio Compliance Officer, o Superintendente, os gestores dos departamentos Jurídico e de Recursos Humanos, além de dois representantes da alta administração.

Esse grupo é responsável por deliberar e aprovar as investigações e recomendações do Compliance Officer, bem como analisar e decidir sobre situações ambíguas ou não previstas nas diretrizes do Eldorado.

Os colaboradores que integram o Grupo de Governança são capacitados para garantir imparcialidade e objetividade em todas as discussões e decisões, reforçando o compromisso da organização com a ética e a integridade.

Como posso acompanhar a minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo. Esse número é essencial para acompanhar o andamento do seu relato. Veja como fazer isso:

• Acesse o site contatoseguro.com.br/eldorado
• Role a página até a seção “Acompanhar denúncia”.
• Insira o número do seu protocolo.
• Clique na seta para avançar.

Se a denúncia for feita por telefone, o especialista da Contato Seguro informará o número do protocolo. Anote-o para poder acompanhar posteriormente.

Importante: O Compliance Officer poderá solicitar informações adicionais sobre o relato. Essas mensagens só poderão ser consultadas por meio do protocolo, garantindo segurança e confidencialidade.

Qual a diferença entre os formulários de denúncia, dúvida e sugestão?

Esses três formulários têm finalidades diferentes, mas todos são importantes para fortalecer a cultura de ética e transparência na organização. Entenda como utilizá-los:

Formulário de Denúncia: use para relatar condutas que violam as diretrizes da organização ou as leis aplicáveis, como assédio moral ou sexual, bullying, fraudes, corrupção, entre outros. Não tenha receio de denunciar — sua voz é essencial!

Formulário de Dúvida: utilize para esclarecer qualquer questão sobre o funcionamento da área de Compliance, do Canal de Ética ou quando tiver dúvidas sobre as regras e políticas da empresa.

Formulário de Sugestão: compartilhe ideias para melhorar o Canal de Ética ou a gestão das diretrizes de ética e conduta do Eldorado. A sua sugestão pode fazer a diferença!