Por que nossa instituição precisa de um Canal de Conduta Ética Grupo UBEC?

Um Canal de Conduta Ética Grupo UBEC oferece diversos benefícios para você e todos na instituição, como:

- Melhoria do clima e do relacionamento entre todos.
- Faz com que você se sinta seguro e protegido quando precisar relatar qualquer tipo de irregularidade.
- Mantém nosso compromisso de sempre fazer o que é certo.

Nosso Canal de Conduta Ética Grupo UBEC existe para proteger todos nós! Por meio dele, você pode relatar de forma 100% anônima, os comportamentos que não condizem com nossos valores, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Veja como fazer um relatar :

A. Acesse contatoseguro.com.br/canaldecondutaeticagrupoubec.
B. Ligue gratuitamente para 0800 000 5162.
C. Ou relate pelo WhatsApp, com total proteção das suas informações.

Como funciona o Canal de Conduta Ética Grupo UBEC terceirizado?

Nosso Canal é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial que recebe os relatos com garantia de integridade. Sendo assim, o relato é recebido pela empresa terceirizada e depois é direcionada para nossa instituição seguir com a investigação, garantindo o sigilo do relato.

Por que isso é importante?

Quem faz o relato não corre o risco de ter sua identidade descoberta.
O relato será apurado de forma justa e imparcial pela Contato Seguro.

Como funciona na prática?

1. A Contato Seguro recebe seu relato.
2. Seu IP (número que identifica o computador) não é compartilhado e as ligações não são rastreadas, assim como o número de telefone para os relatos por WhatsApp.
3. O relato é enviado para nossa instituição realizar a investigação.

Explicando de forma simples: imagine que você quer contar algo muito importante e prefere contar para alguém de fora, que não conhece ninguém da nossa instituição. Esse alguém é a Contato Seguro, que garante que seu segredo será bem guardado e investigado de maneira justa.

Eu devo seguir o Código de Conduta da instituição?

Seguir o Código de Conduta da instituição é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e ético. Este documento é muito importante porque estabelece os princípios e valores pelos quais a instituição se guia, promovendo a integridade, o respeito mútuo e a transparência em todas as nossas interações.

Ao seguir nosso Código de Conduta, você não apenas contribui para a cultura organizacional positiva da instituição, mas também demonstra seu compromisso com a ética.

Cada um de nós desempenha um papel importante na construção de uma instituição mais ética e responsável!

Por que eu preciso relatar?

Para que o Canal de Conduta Ética Grupo UBEC cumpra seu propósito de proteger todos nós!

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que contrariam os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/canaldecondutaeticagrupoubec.
Ligue gratuitamente para 0800 000 5162.
Ou relate pelo WhatsApp +55 51 3376-9353 com garantia de anonimato e proteção das informações.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida contra retaliação?

Sim! O recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a nossa instituição.

Assim, nossa organização demonstra o compromisso com a ética, a integridade e o bem-estar das nossas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, justo e inclusivo para todos nós. Lembre-se:

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará protegido contra qualquer retaliação.
O número do seu telefone, informações do WhatsApp ou o IP do seu computador não serão identificados.
Nunca serão coletadas informações sensíveis como origem racial, religião ou opinião política.

Se eu relatar, sofrerei consequências?

Jamais! Valorizamos e protegemos os relatores porque essa atitude é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro e ético.

Garantimos total confidencialidade, proteção do seu anonimato e máximo sigilo de todas as informações. Você não precisa se preocupar com nenhuma consequência por relatar qualquer tipo de comportamento inadequado ou antiético.

O relato é completamente seguro! Não há risco de vazamento de dados e de retaliação. Então, não tenha medo de relatar, seja como vítima ou testemunha.

O que eu posso relatar pelo Canal?

Você pode e deve relatar qualquer atitude que não seja coerente com nossos valores e com aquilo que acreditamos ser o certo a fazer. Veja o que pode ser relatado pelo Canal:

Agressão física ou verbal.
Assédio moral.
Assédio sexual.
Concessão indevida de desconto financeiro ou bolsa escolar.
Descumprimento do Código de Conduta Ética e Normativos Internos.
Destruição ou danos a bens institucionais.
Desvio de comportamento.
Discriminação.
Favorecimento ou conflito de interesses.
Corrupção / Suborno / Fraude.
Pagamento ou recebimento impróprio.
Relacionamento íntimo com subordinação direta.
Relacionamento impróprio com estudantes.
Roubo, furto ou desvio de materiais/bens institucionais.
Uso ou tráfico de substâncias proibidas.
Vazamento ou uso indevido de informações.
Violação de leis ambientais.
Violação de leis trabalhistas.
Irregularidades nas demonstrações financeiras ou relatórios de gestão.

Preciso ter provas para fazer um relato?

Não! A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Comitê de Ética da instituição, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto o relato. As providências serão tomadas somente após a confirmação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo como fotos, vídeos, áudios, etc.

Caso seja via telefone, o psicólogo-ouvidor que atender sua ligação explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a instituição mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe os relatos feitas por telefone?

A Contato Seguro é uma empresa terceirizada que conta com uma equipe de psicólogos-ouvidores, prontos para te acolher da melhor forma possível. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco e o recebimento do relato acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância nossa instituição ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como funciona a investigação de um relato? Quem é responsável?

A Contato Seguro recebe os relatos e registra todas as informações no sistema. Apenas o Comitê de Ética da nossa instituição tem acesso a essas informações, garantindo a confidencialidade dos seus dados.

Caso a irregularidade relatada seja identificada, o Comitê de Ética começa a investigação com a coleta de provas adicionais e entrevistas. Este comitê também escolhe quais serão os profissionais responsáveis pela apuração (investigadores internos ou especialistas externos, conforme a gravidade).

Por fim, o Comitê de Ética analisa os resultados da investigação. Caso a irregularidade seja comprovada, adotam-se medidas disciplinares ou processuais, adequadas e implementam-se medidas preventivas - fundamentais para reforçar nossa cultura ética e promover a transparência e a integridade.

O que é um comitê e qual sua responsabilidade?

O comitê é um conjunto de pessoas da nossa instituição, escolhidas e preparadas para zelar pelas questões éticas, ou seja, pelo cumprimento dos nossos valores, normas internas e leis.

Esse grupo é responsável por investigar os relatos recebidos. Ele inclui representantes das áreas estratégicas da instituição, alguns funcionários e, às vezes, um membro externo.

Os colaboradores que integram nosso Comitê de Ética são capacitados para garantir a imparcialidade e a objetividade de todo processo de apuração.

Como posso acompanhar o meu relato?

Quando você faz um relato, recebe um número de protocolo. Esse número é essencial para acompanhar o andamento do seu relato. Veja como acompanhar o sue relato:

Acesse o site contatoseguro.com.br/canaldecondutaeticagrupoubec.
Role a página até a seção “Acompanhar relato”.
Insira o número do seu protocolo.
Clique na seta para avançar.

Se o relato tiver sido feito por telefone, o especialista informará o protocolo. Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.