POR QUE A ADIQ PRECISA DE UM CANAL DA ÉTICA?

A Adiq criou um Código de Ética e Conduta que representa formalmente seus valores e princípios. Eles vão além das leis que regem o setor financeiro, servindo como um verdadeiro guia para definir condutas e atitudes que esperamos de nossos parceiros de negócios, colaboradores e outros que se relacionam conosco.

Apesar de todos os esforços em garantir a conformidade e o respeito às políticas definidas, problemas podem ocorrer e isso pode gerar riscos a clientes, colaboradores e à organização. Como mecanismo para garantir a integridade, a segurança e o bem-estar de todas as pessoas que se relacionam com a Adiq, além de identificar e coletar dados sobre ocorrências e suspeitas de desvios de conduta, disponibilizamos o Canal da Ética.

O canal da ética da Adiq foi criado para dar voz a nossos parceiros, clientes e colaboradores. Por meio dele, podem ser apresentados relatos relacionados a comportamentos que foram contra nosso Código de Ética e Conduta, e políticas internas. Dessa forma, tomamos ciência do relato e o tratamos com as ações cabíveis.

COMO FUNCIONA?

O canal de ética da Adiq é gerenciado por uma empresa terceirizada, a Contato Seguro, que é totalmente imparcial, sigilosa e independente de nossas atividades. Isso garante maior transparência e segurança aos dados compartilhados pelos usuários.

Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/adiq ou pelo telefone 0800 515 2223. Seja pela plataforma ou por ligação, não é necessário se identificar.

O atendimento ocorre 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Ao deixar seu relato, o caso é recebido pelos especialistas da Contato Seguro, que vão direcionar o processo para análise, investigação e resolução. Além disso, você ganha um número de protocolo, que poderá ser usado para monitorar a resolução do problema.

POSSO SER IDENTIFICADO?

Não há risco pois todo o contato é feito no anonimato. Inclusive, profissionais especializados de uma empresa terceirizada que recebem e registram o caso. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a Adiq e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será relatado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. Até mesmo o número do telefone e o IP do dispositivo não são compartilhados.

QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: observação, suspeita ou confirmação de fraudes internas, assédio sexual, assédio moral, furtos, corrupção, suborno, conflitos de interesses, vazamento de dados, bullying, racismo, homofobia ou qualquer discriminação.

O Canal da Ética não deve ser utilizada para dúvidas, reclamações, sugestões ou críticas relacionadas aos serviços fornecidos pela Adiq.

PRECISO TER EVIDÊNCIAS?

Se você souber de algum desvio de conduta, não é necessário apresentar nenhuma evidência. Mas então como o caso é resolvido? Quando a Contato Seguro recebe um caso denunciado pelo canal da ética da Adiq, os responsáveis encaminham para o Comitê de Ética.

Daí, então, será iniciada uma análise para reunir todas as informações necessárias para que a tratativa seja feita. Essa avaliação prévia é importante para que o caso seja confirmado e assim sejam tomadas as ações adequadas.

No entanto, se desejar encaminhar alguma evidência, você também pode. No próprio sistema existe um campo para anexar qualquer tipo de arquivo, como áudio, foto, vídeo ou documentos de texto. Isso também vale para as denúncias feitas pelo telefone. Nesse caso, o atendente dará o passo a passo para que os arquivos sejam enviados.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Com o apoio do Canal da Ética, a Adiq promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a Adiq e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, os comitês responsáveis pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

COMO ACOMPANHAR MINHA DENÚNCIA?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/adiq e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.

Por telefone também é muito simples. Ao fazer a denúncia, o atendente lhe transmite um número de protocolo. Anote. Lembre-se também que o Comitê que receber sua denúncia pode pedir mais informações via mensagem por meio da própria plataforma.

Então, o ideal é que você acesse o canal com certa regularidade para acompanhar o registro. Assim, você pode contribuir ativamente para a resolução do problema, mesmo que em anonimato.