Como funciona o canal de conduta?
O Canal de Conduta é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/unimedcampograndems ou pelo telefone 0800 900 9996 ou pelo aplicativo da Contato Seguro. A ligação é gratuita.
O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.
Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.
Que tipo de casos posso relatar no canal?
Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, cooperados, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da cooperativa devem ser reportadas também.
Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão etc.
Preciso ter evidências?
Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para a Comissão e Comitê de Conduta, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.
Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio etc. Se você fizer a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar suas evidências.
Quem atende o telefone e ouve as denúncias?
A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. A empresa não tem nenhuma relação com a Unimed Campo Grande e é totalmente isenta com relação ao conteúdo que será denunciado.
Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o comitê responsável pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo através do sistema da Contato Seguro.
Como posso acompanhar minha denúncia?
Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento do seu relato. Basta acessar o site https://contatoseguro.com.br/unimedcampograndems e escolher a opção ACOMPANHE SEU RELATO.
Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o comitê eleito pela Unimed Campo Grande, responsável pela apuração, poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas somente com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a Unimed Campo Grande.