Por que nossa empresa precisa de um Canal Aberto?

Um Canal Aberto oferece diversos benefícios para você e todos na empresa, como:

- Melhoria do clima e do relacionamento entre todos.
- Faz com que você se sinta seguro e protegido quando precisar relatar qualquer tipo de irregularidade.
- Mantém nosso compromisso de sempre fazer o que é certo.

Nosso Canal Aberto existe para proteger todos nós! Por meio dele, você pode relatar de forma 100% anônima, os comportamentos que não condizem com nossos valores, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Veja como fazer uma denúncia:

A. Acesse contatoseguro.com.br/unigel.
B. Ou relate pelo WhatsApp, com total proteção das suas informações.

Como funciona o Canal Aberto terceirizado?

Nosso Canal é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial que recebe os relatos com garantia de integridade. Sendo assim, a denúncia é recebida pela empresa terceirizada e depois é direcionada para nossa empresa seguir com a investigação, adotando mecanismos para assegurar o sigilo do relato.

Por que isso é importante?

Evitar que o denunciante tenha sua identidade descoberta.
A denúncia será apurada de forma justa e imparcial.

Como funciona na prática?

1. A Contato Seguro recebe sua denúncia.
2. Seu IP (número que identifica o computador) não é compartilhado, assim como o número de telefone para as denúncias por WhatsApp.
3. A denúncia é enviada para nossa empresa realizar a investigação.

Explicando de forma simples: imagine que você quer contar algo muito importante e prefere contar para alguém de fora, que não conhece ninguém da nossa empresa. Esse alguém é a Contato Seguro, que garante que seu segredo será bem guardado e investigado de maneira justa.

Eu devo seguir o Código de Conduta da minha empresa?

Seguir o Código de Conduta da empresa é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e ético. Este documento é muito importante porque estabelece os princípios e valores pelos quais a empresa se guia, promovendo a integridade, o respeito mútuo e a transparência em todas as nossas interações.

Ao seguir nosso Código de Conduta, você não apenas contribui para a cultura organizacional positiva da empresa, mas também demonstra seu compromisso com a ética.

Cada um de nós desempenha um papel importante na construção de uma empresa mais ética e responsável!

Por que eu preciso denunciar?

Para que o Canal de Denúncias cumpra seu propósito de proteger todos nós!

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que contrariam os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/unigel.
Ou relate pelo WhatsApp +55 51 3376-9353 com garantia de anonimato e proteção das informações.

Quem pode utilizar o Canal Aberto?

A Unigel estimula que todos os colaboradores, administradores, terceiros, parceiros, fornecedores, clientes e sociedade em geral reportem imediatamente ao Canal Aberto qualquer suspeita de fato ou conduta irregular. Ou seja, o canal não é exclusivo para o público interno.

Quais informações devem constar no relato?

Você deve incluir em seu relato todas as informações necessárias para a apuração objetiva do caso, detalhando a situação, quando, como e onde ela ocorreu, e quem são as pessoas envolvidas (o que, quem, onde, quando, por que). Além disso, informações sobre testemunhas e evidências/provas que possam ser obtidas são valiosas e devem ser informadas.

Minha identidade será protegida contra retaliação?

Sim! O recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a nossa empresa.

Assim, nossa organização demonstra o compromisso com a ética, a integridade e o bem-estar das nossas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, justo e inclusivo para todos nós. Lembre-se:

São adotados mecanismos para proteger sua identidade durante todo o procedimento de apuração, pois assegurar o anonimado e o sigilo das informações é prioritário.
A confidencialidade e a imparcialidade são pilares do Programa de Compliance da Unigel.
O denunciante de boa-fé será e aquele que apoia a apuração de alguma forma, fornecendo informações ou documentos, serão protegidos contra qualquer retaliação.
As informações do WhatsApp ou o IP do seu computador não serão identificados.
Nunca serão coletadas informações sensíveis como origem racial, religião ou opinião política.

O que eu posso denunciar pelo Canal?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com nossos valores e com aquilo que acreditamos ser o certo a fazer. Veja alguns exemplos do que pode ser relatado pelo Canal:

Corrupção.
Extorsão.
Suborno.
Fraude.
Lavagem de dinheiro.
Conflito de interesses ou favorecimento.
Assédio moral ou sexual.
Discriminação.
Agressão.
Desvio de conduta.
Vazamento de dados ou informações sigilosas.
Uso indevido de imagem.
Entre outras violações à lei ou normas internas.

Preciso ter provas para fazer uma denúncia?

Não! A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Comitê de Ética da empresa, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a confirmação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo como fotos, vídeos, áudios, etc.

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Como funciona a investigação de uma denúncia? Quem é responsável?

A Contato Seguro recebe as denúncias e registra todas as informações no sistema. Apenas a Área de Compliance e o Comitê de Ética da nossa empresa têm acesso a essas informações, garantindo a confidencialidade dos seus dados.

Caso a irregularidade denunciada seja identificada, a Área de Compliance começa a investigação com a coleta de provas adicionais e entrevistas, definindo quais serão os profissionais responsáveis pela apuração (investigadores internos ou especialistas externos, conforme a gravidade).

Por fim, as informações são encaminhadas para o Comitê de Ética, que analisa os resultados da investigação. Caso a irregularidade seja comprovada, é o Comitê de Ética que tem a responsabilidade de definir quais são as medidas adequadas, sejam elas corretivas ou preventivas, monitorando sua implementação para reforçar nossa cultura ética e promover a transparência e a integridade.

O que é um comitê e qual sua responsabilidade?

O comitê é um conjunto de pessoas da nossa empresa, escolhidas e preparadas para zelar pelas questões éticas, ou seja, pelo cumprimento dos nossos valores, normas internas e leis. Esse grupo é responsável por investigar as denúncias recebidas. Ele inclui representantes das áreas estratégicas da empresa, alguns funcionários e, às vezes, um membro externo. Os colaboradores que integram nosso Comitê de Ética são capacitados para garantir a imparcialidade e a objetividade de todo processo de apuração.

Como posso acompanhar a minha denúncia?

Quando você faz uma denúncia, recebe um número de protocolo. Esse número é essencial para acompanhar o andamento do seu relato. Veja como acompanhar a sua denúncia:

Acesse o site contatoseguro.com.br/unigel

Role a página até a seção “Acompanhar denúncia”.
Insira o número do seu protocolo.
Clique na seta para avançar.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.