Por que nossa empresa precisa de um Canal de Ética?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes nos nossos valores:

Um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.

Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a empresa, mas também você e outros colegas.

Por isso o Canal de Ética existe! Para proteger a todos.

Através dele, você pode denunciar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Como funciona?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/sistemafiergs.
Ou ligue gratuitamente para 0800 810 8576 e faça a sua denúncia.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem a denúncia e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.
Esse canal é destinado a usuários acima de 18 anos. Em situações que envolva menores de idade, o responsável legal deverá realizar o relato.
O tratamento de dados pessoais é realizado conforme a Política de Privacidade do Sistema FIERGS. Você pode acessá-la clicando aqui.

Que tipo de casos eu posso denunciar pelo Canal?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com os nossos valores. Confira os exemplos:

Fraudes.
Desperdício de recursos.
Divulgação de assuntos sigilosos.
Discriminação.
Assédio moral ou sexual.
Abuso de poder.
Agressão.
Entre outros.

Confira mais exemplos de situações que podem ser realizadas pelo Canal de Ética, clicando aqui.

Preciso ter provas?

Não. A partir da sua denúncia, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).

Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe as denúncias pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez a denúncia anônima pelo Canal.

Como acompanhar a minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

Acesse o site contatoseguro.com.br/sistemafiergs.
Role até a seção “Acompanhar denúncia”.
Insira o número do seu protocolo.
Clique na seta para avançar.

Se a denúncia tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre a denúncia, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.