CANAL ÉTICO Sistema Fecomércio RJ

CANAL ÉTICO | 0800 900 9029

Perguntas Frequentes

POR QUE PRECISAMOS DE UM CANAL DE DENÚNCIAS?

O Sistema Fecomércio RJ dispõe de um Código de Conduta Ética que expressa seus princípios e compromissos de conduta, servindo como um guia para as atitudes e comportamentos de nossos colaboradores, parceiros e fornecedores. O Canal Ético foi criado para reprimir toda e qualquer conduta antiética, ilegal ou incoerente com essas premissas, protegendo os demais colaboradores e nossas Instituições como um todo.

COMO FUNCIONA?

O Canal Ético é gerenciado pela Contato Seguro, empresa independente e com atuação totalmente imparcial. Ao identificar ou suspeitar de alguma irregularidade em nossas relações de trabalho, você pode fazer um relato aqui no site ou pelo telefone 0800 900 9029. E você também pode fazer sugestões para melhorar nossos sistemas, controles e rotinas.

Seu relato será recebido por especialistas da Contato Seguro responsáveis por encaminhá-lo para análise, investigação e solução pelo Comitê Interno criado pelo Sistema Fecomércio RJ.

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento e a resolução do caso.

POSSO SER IDENTIFICADO?

Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, a Contato Seguro, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados.

QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR?

Você pode e deve reportar qualquer comportamento de colaboradores, parceiros e fornecedores do Sistema Fecomércio RJ que considere abusivo ou incoerente com nosso Código de Conduta Ética, nossos propósitos institucionais ou as leis vigentes como fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão etc. E você também pode utilizar o Canal Ético para sugerir melhorias que considere relevantes ao desenvolvimento do Sistema Fecomércio RJ e de suas Instituições.

PRECISO TER EVIDÊNCIAS?

Não. Após a Contato Seguro receber o relato, o caso é encaminhado ao Comitê Interno, que iniciará a análise buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. As providências necessárias somente serão tomadas quando e se a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha alguma prova como foto, vídeo, áudio ou qualquer outro tipo de arquivo, será possível anexá-la mesmo se estiver fazendo a denúncia por telefone, de acordo com orientação que receberá do atendente.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Com o apoio do Canal Ético o Sistema Fecomércio RJ promove a cultura da transparência, da ética e da integridade e inibe condutas contrárias aos princípios e propósitos de nossas Instituições. Como resultado, construímos um ambiente de trabalho melhor e Instituições protegidas de irregularidades.

QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?

Um profissional da Contato Seguro, fornecedor independente que dispõe de equipe própria e qualificada para receber seu relato ou sugestão. Você não corre risco de ter sua identidade ou situação revelada, exposta ou mesmo vazada por terceiros. Seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o Sistema Fecomércio RJ ou o Comitê Interno responsável pela apuração da denúncia conseguirão descobrir quem fez o relato.

COMO ACOMPANHAR MINHA DENÚNCIA?

Ao fazer um relato pelo site ou pelo telefone do Canal Ético, você receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da sua denúncia. Basta clicar no botão ACOMPANHAR RELATO na página inicial aqui do site. É importante que você anote o número do protocolo e faça consultas periódicas sobre o andamento do seu relato. Eventualmente, o Comitê Interno poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com o protocolo e a sua contribuição será novamente de extrema importância. Fique atento e continue colaborando com o propósito do Canal Ético.