A Organização


A Contato Seguro entende que o sucesso de uma organização está diretamente vinculado à cultura dos indivíduos que a integram (de como pensam e de como agem), bem como ao desenvolvimento da sociedade que a envolve. A interdependência desses fatores é uma característica marcante do mundo moderno.

À medida que cresce a conscientização a respeito dessa interdependência, aumentam também as exigências dos stakeholders sobre a adoção de elevados padrões de ética, honestidade e transparência. Em vista disso, a conduta correta das organizações e, conseqüentemente, de seus funcionários e colaboradores, passa a desempenhar papel preponderante na conquista de resultados inquestionáveis.

Nesse contexto, torna-se necessária e imprescindível a adoção de boas práticas de gestão, contemplando os interesses e as aspirações de todos os stakeholders, ou seja, dos consumidores, dos acionistas, dos investidores, dos funcionários, dos colaboradores, dos parceiros, dos fornecedores, dos governos, dos órgãos da sociedade civil, enfim, de toda a sociedade que direta ou indiretamente relaciona-se com a organização.

Não se deve ignorar que, diariamente, ocorrem inúmeras situações potencialmente lesivas às organizações. As ameaças se renovam constantemente. Em um maior ou menor grau, todas as organizações sofrem ou já sofreram com fraudes e com a adoção de más práticas.

Os problemas decorrentes desses fatos não se resumem somente em perdas financeiras, mas atingem também o ambiente de trabalho, bem como a credibilidade e a confiança de todos os envolvidos com a organização, em especial acionistas e investidores. A falta de compliance afeta, inclusive, a imagem da organização frente ao seu mercado e à comunidade.

Infelizmente, a grande maioria dessas situações depende, direta ou indiretamente, da participação e do envolvimento de funcionários e de outros colaboradores da própria organização prejudicada.

No entanto, são também outros funcionários e colaboradores os primeiros a desconfiar desses comportamentos altamente danosos às organizações. Aliás, a maior parte dos funcionários e dos colaboradores não concorda com essa postura incorreta, ilegal e antiética de alguns dos seus colegas, e estaria disposta a denunciá-la, caso lhe fosse disponibilizada uma forma segura de fazê-lo. Ocorre que, freqüentemente, por não disporem desses meios, ou por não estarem completamente certos da fraude ou da má prática, ou, ainda, por temerem represálias, essas pessoas honestas preferem se omitir.

Em razão disso, a Contato Seguro oferece aos seus clientes um potente e eficaz instrumento de combate a fraudes e a más práticas, através da criação de um canal de comunicação direto entre os colaboradores e os gestores da organização.

Esse sistema disponibiliza aos funcionários e aos colaboradores uma ferramenta segura e anônima, para que informem a ocorrência de fatos, fraudulentos ou não, potencialmente lesivos às organizações e aos stakeholders.

Dessa forma, consegue-se corrigir em tempo hábil as conseqüências de eventuais problemas que estejam ocorrendo, limitar os efeitos dessas violações, e, simultaneamente, prevenir e desencorajar condutas similares no futuro.

A Contato Seguro também oferece às organizações contratantes um canal de comunicação que permite aos seus funcionários e colaboradores formularem sugestões de melhorias em seus processos de governança, de gestão dos riscos e de compliance.