Objetivos


  • Promover a cultura da ética, da honestidade e da transparência
  • Desestimular condutas contrárias aos princípios da organização
  • Assegurar o cumprimento de leis e regulamentos existentes
  • Fortalecer os sistemas de monitoramento e controles
  • Combater e eliminar as fraudes e as más práticas
  • Identificar, reduzir e administrar os riscos do negócio
  • Difundir uma imagem positiva da organização perante a sociedade
  • Dar segurança para todas as partes interessadas (os stakeholders), em especial para acionistas e investidores, pela transparência da gestão
  • Melhorar o ambiente de trabalho, aumentado a motivação de todos os funcionários e colaboradores
  • Maximizar os lucros por intermédio da redução dos custos indesejáveis e incorretos, aumentando a eficiência da gestão dos negócios através da colaboração de todos.
  • Reduzir o passivo judicial


Problemas evitados

  • Fraudes contábeis
  • Sonegação fiscal
  • Desvios financeiros
  • Furto
  • Desvio de mercadorias
  • Corrupção (intra e extra corporis)
  • Suborno
  • Superfaturamento nas compras de materiais e insumos, bem como na contratação de serviços
  • Sobrepreço nos comprovantes e despesas
  • Desperdício de recursos, em especial de materiais e de tempo
  • Sabotagens
  • Divulgação de assuntos estratégicos e sigilosos da organização
  • Conflito de interesses
  • Utilização desautorizada do nome da organização
  • Utilização inapropriada da internet e do e-mail fornecidos pela organização
  • Descumprimentos dos padrões da Ética, da Qualidade e da Segurança da organização
  • Inobservância das normas e dos regulamentos administrativos
  • Violação do regulamento interno da organização
  • Desrespeito à legislação
  • Perseguição
  • Discriminação de qualquer gênero
  • Tratamento degradante e vexatório
  • Coação moral
  • Abuso de poder
  • Agressão Física
  • Assédio sexual
  • Acidentes pessoais, materiais e ambientais decorrentes de negligências
  • Uso de drogas, álcool e porte de armas