Seja bem-vindo ao nosso
Canal de Denúncias

Que tipos de casos posso relatar pelo canal?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento dos colaboradores e terceiros da Racional que caracterizem violações às leis ou aos princípios éticos e Valores da empresa, conforme descritos em nosso Programa de Integridade.

Alguns exemplos: conflitos de interesses, mau uso dos recursos da empresa, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, assédio moral ou sexual, atos de corrupção, suborno ou propina, abuso de poder, agressão etc.

Além disso, você também pode utilizar o canal para fazer sugestões de melhorias ou reclamações que considera relevantes para o desenvolvimento da empresa.

Como funciona?

O Canal de Denúncia é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/racionalengenharia ou pelo telefone 0800 800 8808. As ligações são gratuitas.

O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

Posso ser identificado?

Não. Você decide se quer se identificar ou não, tanto pelo telefone quanto pelo formulário do site. Os relatos são realizados por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.

Preciso ter evidências?

Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

Quais são os benefícios?

Com o apoio do Canal de Denúncias, promovemos a cultura da transparência, da ética e da integridade. Assim, consolidamos nossa reputação e aumentamos a confiança dos clientes e parceiros para garantir a perenidade da empresa.

Como acompanhar minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/racionalengenharia e escolher a opção ACOMPANHE SEU RELATO.

Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o Comitê de Ética da Racional poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância.