Perguntas Frequentes

ponto Por que a Previ precisa de um canal de denúncias?

A Previ dispõe de um Código de Ética e de um Guia de Conduta com o intuito de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, os documentos servem como guia para as atitudes e os comportamentos de Conselheiros, Dirigentes, Membros do Comitê de Auditoria, Funcionários, Colaboradores, Fornecedores e Prestadores de Serviços.

Entretanto, desvios podem ocorrer, podendo colocar em risco outros colegas e a entidade como um todo. Frente a isso, disponibilizamos um Canal de Denúncias, por meio do qual você pode fazer relatos de casos de qualquer natureza e que você acredita estarem indo contra as leis ou o Código de ética da Previ.

ponto Como funciona?

O Canal de Denúncias é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/previ ou pelo telefone 0800 515 0001. A ligação é gratuita.

O Canal de Denúncias funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

ponto Posso ser identificado?

Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados e é garantida a proteção ao sigilo em relação à identidade e às informações fornecidas.

ponto Que tipos de casos posso relatar pelo canal de denúncias?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de Conselheiros, Dirigentes, Membros do Comitê de Auditoria, Funcionários, Colaboradores, Fornecedores e Prestadores de Serviços. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: fraude, corrupção, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc.

ponto Preciso ter evidências?

Não. Após receber o relato no Canal de Denúncia, o caso é encaminhado pela Contato Seguro para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

ponto Quais são os benefícios?

Com o apoio do Canal de Denúncias, a Previ promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o Canal de Denúncias inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da entidade e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

ponto Quem atende o telefone e ouve as denúncias?

O atendimento no Canal de Denúncia é realizado pela Contato Seguro que dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o comitê responsável pela apuração conseguirá descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

ponto Como acompanhar minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/previ/acompanhar-relato e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.

Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o Comitê Interno poderá lhe solicitar maiores informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a nossa empresa.