O que posso relatar no canal?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa companhia devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc.

Como faço para relatar um caso?

O Canal de denúncias é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/irbre ou pelos telefones:

Brasil: 0800 900 9992
Argentina: 0800 345 8149
Londres: 0800 069 8737
EUA: 1 (800) 763 1384

A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia, nos 7 dias da semana, e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

Vou ser identificado?

Não. Você decide se quer se identificar ou não, tanto pelo telefone quanto pelo formulário do site. Os relatos são realizados por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado, sem comprometer seu anonimato. A empresa trabalha com alta proteção de dados. Se você optar pelo envio anônimo das informações, em nenhuma hipótese serão compartilhados o número do seu telefone ou o IP do seu computador.

Quem são os responsáveis pelo atendimento?

O atendimento é realizado por uma empresa terceirizada e especializada – a Contato Seguro – que dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Os atendentes não possuem nenhuma relação com o IRB(Re) e são totalmente isentos em relação ao conteúdo que será denunciado.

O seu IP é totalmente protegido e em hipótese alguma os Comitês de Apuração responsáveis conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro. Você também não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. Seus dados só serão identificados se você optar por isso.

Preciso ter evidências?

Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para o Comitê de Apuração responsável, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

Como acompanhar minha denúncia?

Ao fazer um relato, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento do processo. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/pt/irbre e escolher a opção “Acompanhe o seu relato”.

Caso você faça um relato via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento do processo. Eventualmente, o Comitê de Apuração responsável poderá lhe solicitar maiores informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a nossa companhia.

Quais são os benefícios?

Com o apoio do Canal de denúncias, nossa companhia promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da companhia e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

Por que a companhia precisa de um Canal de denúncias?

O Canal de denuncias é importante para que colaboradores, fornecedores, terceiros e parceiros de negócios comuniquem relatos sobre atos ilícitos, violações aos princípios éticos, padrões de comportamento atípicos, violações à políticas e à legislação vigente, assim como infrações ao Código de Conduta da companhia.

O que pode ocorrer caso um relato seja falso ou mal intencionado?

A realização de uma denúncia falsa e má intencionada pode ter como resultado a aplicação de medidas disciplinares e/ou consequências legais.