Perguntas Frequentes

  • Vou ser identificado?
    Não. Caberá a você optar por identificar-se ou não. O contato é realizado por meio de uma empresa terceirizada, sem vínculos com o Grupo Fleury, com profissionais capacitados para obter o máximo de informações sobre o relato, sem comprometer o anonimato. Em nenhuma hipótese o número do telefone ou do IP do computador utilizado para o relato será identificado. Além disso, durante a apuração dos relatos, todo o sigilo quanto aos envolvidos é garantido pela área de auditoria interna do grupo.

  • Que situação posso relatar?
    Qualquer comportamento que não esteja de acordo com o código de conduta e política de integridade do Grupo Fleury, ou que passe uma percepção de ser uma atitude incoerente com a esperada de colaboradores e parceiros de negócios do Grupo Fleury. São exemplos: fraude, atos de corrupção, mau uso ou desvio de recursos, discriminação, agressão, abuso de poder etc. Em caso de dúvidas, temos aqui no canal uma opção específica para orientar a todos sobre os temas do código e da política.

  • Preciso ter provas?
    Não. Depois da Contato Seguro receber o relato, ele será encaminhado para a auditoria interna do Grupo Fleury, área independente e ligada diretamente ao conselho de administração, que então iniciará a análise buscando as informações necessárias para dar o encaminhamento justo à questão. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for comprovada.

  • Para onde vão os relatórios de uma denúncia? Quem pode acessá-los?
    Os relatórios seguem diretamente para o servidor seguro da Contato Seguro, para impedir qualquer quebra de segurança. A Contato Seguro disponibiliza essas denúncias apenas a pessoas específicas na companhia ligadas diretamente à alta administração, que são responsáveis por sua avaliação, com base no tipo de infração. Cada um desses destinatários de denúncias passou por treinamento para manter tais denúncias na mais alta confidencialidade. Em hipótese alguma, as partes envolvidas no relato, são notificadas ou terão acesso ao conteúdo das denúncias.

  • E se eu me lembrar de algo importante sobre o incidente depois que enviar a denúncia? Ou e se a empresa tiver mais perguntas sobre a minha denúncia?
    Novas informações poderão ser inseridas a partir do protocolo recebido no momento da realização do primeiro registro.

  • Esses acompanhamentos de relatórios são tão seguros quanto o primeiro contato?
    Sim. Todas as correspondências da Contato Seguro são mantidas na mesma confidencialidade rígida da denúncia inicial, permanecendo sob a proteção do anonimato.

  • Quais são os benefícios?
    Com o apoio deste canal, a companhia promove a cultura da transparência, alinhando comportamentos e desestimulando condutas contrárias aos seus princípios. Como resultado, temos um ambiente de trabalho cada vez melhor.

  • E se eu sofrer retaliações?
    O Grupo Fleury proíbe estritamente qualquer retaliação contra qualquer pessoa que utilize o canal de conduta. Relatos feitos em boa-fé não vão expô-lo a eventuais sanções, independentemente se os fatos subjacentes venham a ser corretos ou resultarem em qualquer ação corretiva. Se você acredita que sofreu qualquer tipo de retaliação, relate isso para que o Grupo Fleury possa apurar e tomar as medidas necessárias.

  • O que devo fazer se eu perder meu número de protocolo?
    O protocolo é o que garante a confidencialidade do registro. Portanto, se você perder o número de protocolo terá que realizar outro registro. Contudo, a Contato Seguro disponibiliza a possibilidade de você informar um e-mail no ato do registro, por intermédio do qual você será notificado sobre o andamento do seu protocolo, e terá guardado o respectivo número. Você poderá, inclusive, criar um e-mail anônimo para receber tais informações, visando preservar completamente o seu anonimato, se assim desejar.