Eu devo seguir o Código de Ética da minha empresa?
                        Seguir o Código de Ética da empresa é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e ético. Este documento é muito importante porque estabelece os princípios e valores pelos quais a empresa se guia, promovendo a integridade, o respeito mútuo e a transparência em todas as nossas interações.
 
Ao seguir nosso Código de Ética, você não apenas contribui para a cultura organizacional positiva da empresa, mas também demonstra seu compromisso com a ética.
 
Cada um de nós desempenha um papel importante na construção de uma empresa mais ética e responsável!
                    
Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias?
                        Um Canal de Denúncias oferece diversos benefícios para você e todos na empresa, como:
- Melhoria do clima e do relacionamento entre todos.
- Faz com que você se sinta seguro e protegido quando precisar relatar qualquer tipo de irregularidade.
- Mantém nosso compromisso de sempre fazer o que é certo.
Nosso Canal de Denúncias existe para proteger todos nós! Por meio dele, você pode denunciar de forma 100% anônima, os comportamentos que não condizem com nossos valores, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Veja como fazer um relato:
A. Acesse contatoseguro.com.br/grupoeternit.
B. Ligue gratuitamente para  0800 600 3254.
                    
Quais benefícios o Canal traz?
                        O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.
O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
                    
Como funciona o Canal de Denúncias?
                        Nosso Canal é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial que recebe os relatos com garantia de integridade. Sendo assim, o relato é recebido pela empresa terceirizada e depois é direcionada para nossa empresa seguir com a investigação, garantindo o sigilo do relato.
Por que isso é importante?
• Quem faz a denúncia não corre o risco de ter sua identidade descoberta.
• O relato será apurado de forma justa e imparcial pela Contato Seguro.
Como funciona na prática?
1. A Contato Seguro recebe sua denúncia.
2. O relato é enviado para nossa empresa realizar a investigação.
Explicando de forma simples: imagine que você quer contar algo muito importante e prefere contar para alguém de fora, que não conhece ninguém da nossa empresa. Esse alguém é a Contato Seguro, que garante que seu segredo será bem guardado e investigado de maneira justa.
                    
Minha identidade será protegida contra retaliação?
                        Sim! O recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a nossa empresa.
Assim, nossa organização demonstra o compromisso com a ética, a integridade e o bem-estar das nossas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, justo e inclusivo para todos nós. Lembre-se:
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
• Você estará protegido contra qualquer retaliação.
• O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.
 
• Nunca serão coletadas informações sensíveis como origem racial, religião ou opinião política.
                    
Qual a diferença entre os formulários de denúncia, dúvida e sugestão?
                        Estes três formulários são muito importantes para o seu dia a dia, entenda o porquê:
• Formulário de denúncia: serve para você relatar qualquer comportamento que possa prejudicar nossos colaboradores ou empresa. Exemplos: assédio moral ou sexual, bullying, fraudes, etc. Não tenha receio de denunciar! 
• Formulário de dúvida: use para perguntar qualquer coisa sobre o Canal de Denúncias ou sobre as regras que nossa empresa segue. Na dúvida, pergunte!
• Formulário de sugestão: queremos saber quais sugestões ou recomendações você tem para melhorar nosso Canal ou outras áreas da nossa empresa. Conte sua ideia para nós!
                    
O que eu posso relatar pelo Canal?
                        Você pode e deve relatar qualquer atitude que não seja coerente com nossos valores e com aquilo que acreditamos ser o certo a fazer. Veja alguns exemplos do que pode ser relatado pelo Canal:
• Fraudes.
• Desperdício de recursos.
• Divulgação de assuntos sigilosos.
• Discriminação.
• Assédio moral ou sexual.
• Abuso de poder.
• Agressão.
• Entre outros.
                    
Preciso ter provas para fazer um relato?
                        Não! A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Comitê de Ética da empresa, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto. As providências serão tomadas somente após a confirmação da irregularidade.
• Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo como fotos, vídeos, áudios, etc.
• Caso seja via telefone, o psicólogo-ouvidor que atender sua ligação explicará como fazer o envio das evidências.
                    
Quem recebe os relatos feitos por telefone?
                        A Contato Seguro é uma empresa terceirizada que conta com uma equipe de psicólogos-ouvidores, prontos para te acolher da melhor forma possível. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco e o recebimento do relato acontece de forma 100% confidencial.
 
• Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.
• Em nenhuma circunstância nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.
                    
Como posso acompanhar a minha denúncia?
                        Quando você faz uma denúncia, recebe um número de protocolo. Esse número é essencial para acompanhar o andamento do seu relato. Veja como acompanhar a sua denúncia:
• Acesse o site contatoseguro.com.br/grupoeternit.
• Role a página até a seção “Acompanhar denúncia”.
• Insira o número do seu protocolo.
• Clique na seta para avançar.
Se a denúncia tiver sido feita por telefone, o especialista informará o protocolo.  Anote o número para poder acompanhar depois.
 
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.
                    
