Eu devo seguir o Código de Ética da minha empresa?

Seguir o Código de Ética da empresa é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e ético. Este documento é muito importante porque estabelece os princípios e valores pelos quais a empresa se guia, promovendo a integridade, o respeito mútuo e a transparência em todas as nossas interações.

Ao seguir nosso Código de Ética, você não apenas contribui para a cultura organizacional positiva da empresa, mas também demonstra seu compromisso com a ética.

Cada um de nós desempenha um papel importante na construção de uma empresa mais ética e responsável!

Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias?

Um Canal de Denúncias oferece diversos benefícios para você e todos na empresa, como:

- Melhoria do clima e do relacionamento entre todos.
- Faz com que você se sinta seguro e protegido quando precisar relatar qualquer tipo de irregularidade.
- Mantém nosso compromisso de sempre fazer o que é certo.

Nosso Canal de Denúncias existe para proteger todos nós! Por meio dele, você pode denunciar de forma 100% anônima, os comportamentos que não condizem com nossos valores, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Veja como fazer um relato:

A. Acesse contatoseguro.com.br/grupoeternit.
B. Ligue gratuitamente para 0800 600 3254.

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Como funciona o Canal de Denúncias?

Nosso Canal é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial que recebe os relatos com garantia de integridade. Sendo assim, o relato é recebido pela empresa terceirizada e depois é direcionada para nossa empresa seguir com a investigação, garantindo o sigilo do relato.

Por que isso é importante?

Quem faz a denúncia não corre o risco de ter sua identidade descoberta.
O relato será apurado de forma justa e imparcial pela Contato Seguro.

Como funciona na prática?

1. A Contato Seguro recebe sua denúncia.
2. O relato é enviado para nossa empresa realizar a investigação.

Explicando de forma simples: imagine que você quer contar algo muito importante e prefere contar para alguém de fora, que não conhece ninguém da nossa empresa. Esse alguém é a Contato Seguro, que garante que seu segredo será bem guardado e investigado de maneira justa.

Minha identidade será protegida contra retaliação?

Sim! O recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a nossa empresa.

Assim, nossa organização demonstra o compromisso com a ética, a integridade e o bem-estar das nossas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, justo e inclusivo para todos nós. Lembre-se:

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará protegido contra qualquer retaliação.
O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.
Nunca serão coletadas informações sensíveis como origem racial, religião ou opinião política.

Qual a diferença entre os formulários de denúncia, dúvida e sugestão?

Estes três formulários são muito importantes para o seu dia a dia, entenda o porquê:

• Formulário de denúncia: serve para você relatar qualquer comportamento que possa prejudicar nossos colaboradores ou empresa. Exemplos: assédio moral ou sexual, bullying, fraudes, etc. Não tenha receio de denunciar!

• Formulário de dúvida: use para perguntar qualquer coisa sobre o Canal de Denúncias ou sobre as regras que nossa empresa segue. Na dúvida, pergunte!

• Formulário de sugestão: queremos saber quais sugestões ou recomendações você tem para melhorar nosso Canal ou outras áreas da nossa empresa. Conte sua ideia para nós!

O que eu posso relatar pelo Canal?

Você pode e deve relatar qualquer atitude que não seja coerente com nossos valores e com aquilo que acreditamos ser o certo a fazer. Veja alguns exemplos do que pode ser relatado pelo Canal:

Fraudes.
Desperdício de recursos.
Divulgação de assuntos sigilosos.
Discriminação.
Assédio moral ou sexual.
Abuso de poder.
Agressão.
Entre outros.

Preciso ter provas para fazer um relato?

Não! A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Comitê de Ética da empresa, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto. As providências serão tomadas somente após a confirmação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo como fotos, vídeos, áudios, etc.

Caso seja via telefone, o psicólogo-ouvidor que atender sua ligação explicará como fazer o envio das evidências.

Quem recebe os relatos feitos por telefone?

A Contato Seguro é uma empresa terceirizada que conta com uma equipe de psicólogos-ouvidores, prontos para te acolher da melhor forma possível. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco e o recebimento do relato acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como posso acompanhar a minha denúncia?

Quando você faz uma denúncia, recebe um número de protocolo. Esse número é essencial para acompanhar o andamento do seu relato. Veja como acompanhar a sua denúncia:

Acesse o site contatoseguro.com.br/grupoeternit.
Role a página até a seção “Acompanhar denúncia”.
Insira o número do seu protocolo.
Clique na seta para avançar.

Se a denúncia tiver sido feita por telefone, o especialista informará o protocolo. Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.