Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias?

Um Canal de Denúncias oferece diversos benefícios para você e todos na empresa, como:

- Melhoria do clima e do relacionamento entre todos.
- Faz com que você se sinta seguro e protegido quando precisar relatar qualquer tipo de irregularidade.
- Mantém nosso compromisso de sempre fazer o que é certo.

Nosso Canal de Denúncias existe para proteger todos nós! Por meio dele, você pode denunciar de forma 100% anônima, os comportamentos que não condizem com nossos valores, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Veja como fazer uma denúncia:

A. Acesse contatoseguro.com.br/grupoandrade.
B. Ligue gratuitamente para 0800 881 3691.

Como funciona o Canal de Denúncias terceirizado?

Nosso Canal é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial que recebe os relatos com garantia de integridade. Sendo assim, a denúncia é recebida pela empresa terceirizada e depois é direcionada para nossa empresa seguir com a investigação, garantindo o sigilo do relato.

Por que isso é importante?

Quem faz a denúncia não corre o risco de ter sua identidade descoberta.
A denúncia será apurada de forma justa e imparcial pela Contato Seguro.

Como funciona na prática?

1. A Contato Seguro recebe sua denúncia.
2. Seu IP (número que identifica o computador) não é compartilhado e as ligações não são rastreadas.
3. A denúncia é enviada para nossa empresa realizar a investigação.

Explicando de forma simples: imagine que você quer contar algo muito importante e prefere contar para alguém de fora, que não conhece ninguém da nossa empresa. Esse alguém é a Contato Seguro, que garante que seu segredo será bem guardado e investigado de maneira justa.

Eu devo seguir o Código de Conduta da minha empresa?

Seguir o Código de Conduta da empresa é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e ético. Este documento é muito importante porque estabelece os princípios e valores pelos quais a empresa se guia, promovendo a integridade, o respeito mútuo e a transparência em todas as nossas interações.

Ao seguir nosso Código de Conduta, você não apenas contribui para a cultura organizacional positiva da empresa, mas também demonstra seu compromisso com a ética.

Cada um de nós desempenha um papel importante na construção de uma empresa mais ética e responsável!

Por que eu preciso denunciar?

Para que o Canal de Denúncias cumpra seu propósito de proteger todos nós!

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que contrariam os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/grupoandrade.
Ligue gratuitamente para 0800 881 3691.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida contra retaliação?

Sim! O recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a nossa empresa.

Assim, nossa organização demonstra o compromisso com a ética, a integridade e o bem-estar das nossas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, justo e inclusivo para todos nós. Lembre-se:

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará protegido contra qualquer retaliação.
O número do seu telefone, ou o IP do seu computador não serão identificados.
Nunca serão coletadas informações sensíveis como origem racial, religião ou opinião política.

Se eu denunciar, sofrerei consequências?

Jamais! Valorizamos e protegemos os denunciantes porque essa atitude é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro e ético.

Garantimos total confidencialidade, proteção do seu anonimato e máximo sigilo de todas as informações. Você não precisa se preocupar com nenhuma consequência por denunciar qualquer tipo de comportamento inadequado ou antiético.

A denúncia é completamente segura! Não há risco de vazamento de dados e de retaliação. Então, não tenha medo de denunciar, seja como vítima ou testemunha.

O que eu posso denunciar pelo Canal?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com nossos valores e com aquilo que acreditamos ser o certo a fazer. Veja alguns exemplos do que pode ser relatado pelo Canal:

Fraudes.
Desperdício de recursos.
Divulgação de assuntos sigilosos.
Discriminação.
Assédio moral ou sexual.
Abuso de poder.
Agressão.
Entre outros.

Preciso ter provas para fazer uma denúncia?

Não! A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Comitê de Ética e Investigação da empresa, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a confirmação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo como fotos, vídeos, áudios, etc.

Caso seja via telefone, o psicólogo-ouvidor que atender sua ligação explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe as denúncias feitas por telefone?

A Contato Seguro é uma empresa terceirizada que conta com uma equipe de psicólogos-ouvidores, prontos para te acolher da melhor forma possível. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como funciona a investigação de uma denúncia? Quem é responsável?

A Contato Seguro recebe as denúncias e registra todas as informações no sistema. Apenas o Comitê de Ética e Investigação da nossa empresa tem acesso a essas informações, garantindo a confidencialidade dos seus dados.

Caso a irregularidade denunciada seja identificada, o Comitê de Ética e Investigação começa a investigação com a coleta de provas adicionais e entrevistas. Este comitê também escolhe quais serão os profissionais responsáveis pela apuração (investigadores internos ou especialistas externos, conforme a gravidade).

Por fim, o Comitê de Ética e Investigação analisa os resultados da investigação. Caso a irregularidade seja comprovada, adotam-se medidas disciplinares ou processuais, adequadas e implementam-se medidas preventivas - fundamentais para reforçar nossa cultura ética e promover a transparência e a integridade.

O que é um comitê e qual sua responsabilidade?

O comitê é um conjunto de pessoas da nossa empresa, escolhidas e preparadas para zelar pelas questões éticas, ou seja, pelo cumprimento dos nossos valores, normas internas e leis.

Esse grupo é responsável por investigar as denúncias recebidas. Ele inclui representantes das áreas estratégicas da empresa, alguns funcionários e, às vezes, um membro externo.

Os colaboradores que integram nosso Comitê de Ética e Investigação são capacitados para garantir a imparcialidade e a objetividade de todo processo de apuração.

Como posso acompanhar a minha denúncia?

Quando você faz uma denúncia, recebe um número de protocolo. Esse número é essencial para acompanhar o andamento do seu relato. Veja como acompanhar a sua denúncia:

Acesse o site contatoseguro.com.br/grupoandrade.
Role a página até a seção “Acompanhar denúncia”.
Insira o número do seu protocolo.
Clique na seta para avançar.

Se a denúncia tiver sido feita por telefone, o especialista informará o protocolo. Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.

Qual a importância da lei 14457/22, sobre empresas com CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)?

Para as empresas que possuem uma CIPA, esta lei tem o objetivo de incentivar a instalação de um Canal de Denúncias. Isso porque o Canal serve para garantir a segurança e a confiança dos colaboradores ao fazer qualquer tipo de denúncia.

A ferramenta também serve para prevenir irregularidades e prejuízos aos colaboradores e à organização, garantindo mais transparência e integridade no ambiente de trabalho.

Quais são as medidas obrigatórias da Lei 14.540/23, que combate o assédio sexual?

Esta lei estabelece várias ações para combater o assédio sexual e outras formas de violência sexual no ambiente de trabalho como:

Treinamentos para agentes públicos sobre prevenção e conscientização.
Implementação e disseminação de práticas e campanhas educativas.
Disponibilização e divulgação do Canal de Denúncias.
Estabelecimento de procedimentos para a apuração e responsabilização em casos de assédio sexual.
Programas de capacitação com conteúdos específicos sobre assédio sexual e violência de gênero.
Manutenção de registros detalhados de frequência em programas de capacitação por um período de cinco anos.

O que determina a Lei 14.611/23 sobre igualdade salarial entre homens e mulheres?

A lei estabelece a igualdade salarial entre homens e mulheres quando exercem a mesma função ou quando realizam trabalho de igual valor.

Veja o que esta lei determina:

1. Que a vítima da discriminação salarial, além de ter direito de receber a diferença de salário, poderá entrar com ação indenizatória por danos morais.

2. Multa de maior valor para o empregador que violar a lei, podendo chegar até 10 vezes o valor do novo salário.