Por que nosso grupo precisa do Canal Aberto?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes no nosso Código de Ética e Conduta:

Um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.

Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só ao grupo, mas também você e outros colegas.

Por isso o este canal existe! Para proteger a todos.

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Como funciona?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/grupoagis.
Ou ligue gratuitamente para 0800 601 6881. e faça o seu relato.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com o grupo.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nosso Código de Ética e Conduta. Confira os exemplos:

Fraudes.
Desperdício de recursos.
Divulgação de assuntos sigilosos.
Discriminação.
Assédio moral ou sexual.
Abuso de poder.
Agressão.
Entre outros.

Além dos itens apontados acima, você pode utilizar o Canal Aberto para compartilhar dúvidas ou sugestões sobre o Canal, produtos ou serviços do Grupo Agis.

Preciso ter provas?

Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética e Conduta, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).

Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter o grupo mais seguro e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe os relatos pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.

A área de Compliance garante o sigilo das informações recebidas e não tolera qualquer ato de retaliação ou punição contra profissional, ou terceiro que efetue denúncias de boa-fé.
Se você identificar ou suspeitar de alguma conduta incorreta, entre em contato com o Canal Aberto.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, nosso grupo ou o Comitê de Ética e Conduta, responsável pela apuração, saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como acompanhar a minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

Acesse o site contatoseguro.com.br/grupoagis.
Role até a seção “Acompanhar denúncia”.
Insira o número do seu protocolo.
Clique na seta para avançar.

Se a denúncia tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que o Comitê de Ética e Conduta solicite mais informações sobre o relato, via mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.

Qual a diferença entre os formulários de denúncia, dúvida e sugestão?

Utilize o formulário de denúncia para reportar casos de assédio (moral ou sexual), comportamentos que divergem do nosso Código de Ética, e qualquer ação que infrinja nossas políticas ou a legislação aplicável.

Se você possui dúvidas sobre o Canal de Denúncias ou sobre nossas políticas, o formulário de dúvidas está disponível para oferecer o suporte necessário.

Para recomendações de melhorias no Canal, o formulário de sugestão é o meio pelo qual queremos captar suas valiosas ideias.

O que é a Área de Compliance do Grupo Agis?

É a área responsável pelo Programa de Integridade da Agis e tem como objetivo disseminar a cultura de compliance e garantir que a organização esteja em conformidade com o cumprimento das leis, do Código de Ética e Conduta, das políticas, procedimentos e diretrizes internas. A área está vinculada à Diretoria de Compliance e é composta por profissionais especializados, devidamente certificados.

O que é o Comitê de Ética e Conduta?

O Comitê é um órgão interno, estratégico e instituído pela Agis para avaliar os assuntos que ferem a lei, o Código de Ética e Conduta, as políticas e procedimentos.
É composto pelo nosso Acionista, Diretoria de Compliance e diretores executivos da organização.

As principais atribuições do Comitê são: reforçar a cultura de integridade, aprovar o Código de Ética e Conduta e demais documentos relacionados, avaliar assuntos sensíveis identificados pela área de Compliance, além de deliberar sobre as denúncias de violação à lei e ao Código de Ética e Conduta, determinando as medidas necessárias de correção e indicando a dosimetria da medida disciplinar, que poderá ser adotada independentemente do nível hierárquico.