Perguntas Frequentes

POR QUE A FUNCEF PRECISA DE UM CANAL DE DENÚNCIA?

Além do dever de cumprimento à Legislação, a Fundação dispõe de um Código de Conduta e Ética com o intuito de expressar seus princípios e valores. O documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos desejáveis e repudiados de todos os nossos empregados, terceiros e parceiros de negócios.

Entretanto, pode haver alguma parte mal intencionada ou equivocada, colocando em risco os colegas e a Fundação como um todo. Frente a isso, disponibilizamos um Canal de Denúncia, por meio do qual você pode fazer relatos de qualquer natureza caso acredite que estejam contrariando as leis ou o nosso Código de Conduta e Ética.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Com o apoio do Canal de Denúncia, a FUNCEF promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da Fundação e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

COMO FUNCIONA?

O Canal de Denúncia é gerenciado por uma empresa independente e imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/funcef ou pelo telefone 0800 900 9993. A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

POR QUE UMA EMPRESA TERCEIRIZADA?

A FUNCEF firmou uma parceria com a Contato Seguro, uma empresa terceirizada e isenta, para a implementação desse canal de comunicação, por meio do qual é possível enviar denúncias de condutas antiéticas ou em desacordo com nossas normas e legislação vigente.

A Contato Seguro atende organizações dos mais diferentes segmentos, em vários Estados do Brasil, contribuindo para o processo de transparência e para a manutenção dos princípios éticos das empresas.

A ferramenta oferecida é segura, garante o anonimato e permite a denúncia de fatos potencialmente lesivos à Fundação.

Além disso, a Contato Seguro oferece uma equipe especializada que receberá as ligações ou as mensagens via website, fará uma primeira análise e enviará os relatos para a FUNCEF que dará início ao processo de apuração.

POSSO SER IDENTIFICADO?

Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados. Todas as informações são protegidas e qualquer dado pessoal fornecido será tratado de acordo com a legislação em vigor.

QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude de empregados, terceiros ou parceiros que coloquem em risco o negócio da Fundação. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos:

• Fraude
• Corrupção
• Falhas ou manipulações, por ação ou omissão, em auditoria
• Uso indevido, falsificação ou adulteração de documentos e registros
• Falha, por ação ou omissão, em relatórios de gestão
• Desvio de recursos
• Decisão Temerária
• Superfaturamento em contratos
• Violência no trabalho
• Assédio Moral ou Sexual
• Esvaziamento ou sobrecarga de trabalho/Isolamento infligido
• Desvio de função
• Retaliação
• Discriminação ou preconceito racial, de gênero, religioso, por idade, devido a deficiências, por orientação sexual e outros
• Agressão/Ofensa física ou verbal
• Violação de Políticas, Código de Conduta e Ética ou Legislação
• Vazamento ou uso indevido de informações da empresa
• Violação de controles internos ou sistemas
• Omissão sobre situação em que exista o dever da diligência
• Recebimento/Oferecimento impróprio de brindes, hospitalidades e presentes
• Emprego de pessoal da Fundação, próprio ou terceiro, em serviços ou atividades particulares
• Uso indevido de Senha de acesso
• Roubo, furto ou desvio de materiais
• Alteração ou destruição de documento ou informação
• Manifestação em nome da FUNCEF quando não há atribuição/delegação nesse sentido
• Uso de informação privilegiada em proveito próprio ou de terceiros
• Nepotismo ou compadrio
• Conflito de Interesses
• Entre outros

QUAIS INFORMAÇÕES PRECISO INCLUIR NO MEU RELATO?

Você deve utilizar este canal de boa-fé e registrar informações verdadeiras, incluindo em seu relato todas as informações necessárias para a apuração objetiva do caso, detalhando a situação, quando, como e onde ocorreu, quem são as pessoas envolvidas e citar testemunhas. Evidências e provas que possam ser obtidas são valiosas e devem ser informadas. Se puder, evite julgamentos e detalhes da vida pessoal, a não ser que tais informações sejam necessárias para a compreensão e apuração do caso.

PRECISO TER EVIDÊNCIAS?

Não. Mas o relato deve conter informações objetivas para possibilitar a apuração, como por exemplo, data e hora da ocorrência, testemunhas, identificação de denunciados ou local onde podem ser verificadas possíveis evidências. Ou seja, o relato deve conter elementos mínimos de materialidade e/ou de auditoria, que permitam a apuração ou a verificação dos fatos relatados, de forma clara e específica.

O envio de reportagem veiculada na imprensa, por exemplo, não se configura uma denúncia. Para ser uma denúncia, o relator deve agregar à reportagem dados novos, indícios ou provas.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

COMO SÃO REALIZADAS AS APURAÇÕES?

Para cada situação é dado um tratamento especifico. Mas todas as informações registradas no Canal são recebidas, verificadas e analisadas de forma isenta, sigilosa e sem conflitos de interesse, sendo observados todos os cuidados para preservar a privacidade de denunciantes e denunciados.

QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Essas pessoas não têm nenhuma relação com a FUNCEF e atuam com total isenção com relação ao conteúdo da manifestação que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

COMO ACOMPANHAR MINHA DENÚNCIA?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.brfuncef e escolher a opção Acompanhar Relato.

Caso você faça uma denúncia via telefone, a Contato Seguro irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, poderá ser solicitado maiores informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a FUNCEF a inibir atos que possam colocar em risco os objetivos da Fundação, fortalecendo o clima organizacional e coibindo práticas que possam lesar os empregados, patrimônio ou a imagem da FUNCEF.