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0800 601 8670

ponto Por que nossa empresa precisa de um Canal de Ética?

Nossa empresa dispõe de um Código de Conduta Ética com o objetivo de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores(as), empresas terceiras e parceiros de negócios. .

Entretanto, para aqueles(as) que, propositalmente ou não, descumpram as diretrizes previstas no documento, disponibilizamos um Canal de Ética, por meio do qual você pode relatar fatos que contrariem as leis ou o nosso Código de Conduta de Ética.

ponto Como funciona?

O Canal de Ética é gerenciado por uma empresa independente, chamada Contato Seguro.

Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site contatoseguro.com.br/cpflenergia, enviando um e-mail para eticacpfl@contatoseguro.com.br ou pelo telefone 0800 601 8670 (ligação gratuita).

O canal funciona 24h por dia, todos os dias do ano, e os seus relatos são recebidos por especialistas, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao registrar o relato, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento e se necessário, adicionar mais informações sobre o fato, incluindo anexos de todos os tipos e formatos.

ponto Eu posso ser identificado?

Não! Seu contato com o Canal de Ética é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer o seu anonimato.

A Contato Seguro não compartilha o número do IP do seu computador, nem rastreia os telefones das ligações realizadas.

ponto Que tipo de casos posso relatar pelo canal?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio.

Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa, devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, uso indevido de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, compartilhamento de senha, tratamento desrespeitoso, discriminação, assédio sexual ou moral, abuso de poder, agressão, entre outros. Além disso, você também pode utilizar o canal para tirar dúvidas relacionados ao Código de Conduta Ética e os normativos relacionados ao Programa de Integridade.

ponto Preciso ter evidências?

Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo: foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar suas evidências.

ponto Quais são os benefícios?

Com o apoio do Canal de Ética, nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho íntegro e livre de irregularidades.

ponto Quem atende o telefone e ouve as denúncias?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos.

Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém.

O seu IP (número que identifica o computador) é totalmente protegido e nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração não tem acesso a quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

ponto Como acompanhar minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia.

Para isso, você deverá acessar o site contatoseguro.com.br/cpflenergia e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.

Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora também informará seu número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato.

Eventualmente, o comitê poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, fique atento e continue ajudando a nossa empresa!