Por que a Combio precisa de um Canal de Ética?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes em nosso Código de Conduta e em nossas políticas internas, que determinam os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.

Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a companhia, mas também você e outros colegas. Por isso o Canal de Ética existe! Para proteger a todos. Por meio dele, você pode relatar de forma 100% anônima as irregularidades que não condizem com os nossos valores, as leis, nossas políticas internas e o nosso Código de Conduta, ajudando-nos a manter um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Como funciona o Canal de Ética?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/combio; ou
Ligue gratuitamente para 0800 900 9292 e faça o seu relato.

A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana e o atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a Combio. O anonimato e o sigilo das informações são garantidos, de modo que nem o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?

Você pode e deve relatar qualquer atitude que viole (ou possa violar) a legislação vigente, nosso Código de Conduta e/ou políticas internas, como:

Assédio (moral e/ou sexual);
Discriminação;
Corrupção e/ou fraude; ou
Favorecimento de fornecedores ou clientes.

Preciso ter provas?

Não é obrigatório anexar provas ao relato. Entretanto, as provas e demais evidências ajudam a investigação a ter um desfecho mais efetivo.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.)

Caso o relato seja aberto via telefone, o especialista orientará o envio das evidências.

A partir da abertura do seu relato (com ou sem evidências), a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que dará o devido tratamento e tomará as medidas cabíveis.

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe os relatos pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos prontos para acolher você. Estes profissionais são independentes e não possuem qualquer vínculo com a Combio.

Em nenhuma circunstância, a Combio ou o Comitê de Ética terá acesso à informação de quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como acompanhar o meu relato?

Ao fazer um relato, será gerado um número de protocolo. Lembre-se de anotá-lo para que possa acompanhar o andamento da investigação.

Para acompanhar seu relato, favor seguir as etapas abaixo:

1. Acesse o site contatoseguro.com.br/combio;
2. Acesse a seção “Acompanhar seu relato”;
3. Insira o número do seu protocolo; e
4. Clique no ícone da seta para avançar.

É possível que o Comitê de Ética solicite mais informações sobre o relato por meio de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do número de protocolo.