Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias?
Nossa empresa dispõe de diretrizes com o objetivo de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, os documentos servem como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.
Entretanto, havendo comportamentos que contrariem estas diretrizes, disponibilizamos o Canal de Denúncias Cebrace.
Como funciona?
O Canal de Ética é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial, chamada Contato Seguro.
Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer uma denúncia acessando o site contatoseguro.com.br/cebrace, ou pelo telefone 0800 517 1035. A ligação é gratuita.
O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.
Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento e a resolução da sua denúncia.
Eu posso ser identificado?
Depende da sua escolha! Você informa se quer ou não se identificar quando da realização da denúncia por quaisquer dos canais escolhidos.
Se desejar o anonimato, não há como ser identificado.
Que tipo de casos posso relatar pelo canal?
Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio.
Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa, devem ser reportadas também.
Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc.
Preciso ter provas?
Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.
Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar suas evidências.
Quais são os benefícios?
Com o apoio do Canal de Denúncias, nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.
Quem atende o telefone e ouve as denúncias?
A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos.
Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.
Como acompanhar minha denúncia?
Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia.
Para isso, você deverá acessar o site contatoseguro.com.br e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.
Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora também informará seu número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato.
Eventualmente, o comitê poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, fique atento e continue ajudando a nossa empresa!