Sobre denúncias

Denúncia é a comunicação sobre indícios de irregularidade, ato ilícito, ou qualquer outra violação do Código de Ética e de Conduta praticado contra a CAIXA CAPITALIZAÇÃO, cuja solução depende da atuação de unidades apuratórias internas competentes. As denúncias, após abertas, não podem ser canceladas.

A CAIXA CAPITALIZAÇÃO proíbe a retaliação contra qualquer pessoa que notificar uma atividade que acredite, em boa-fé, ser uma violação de qualquer lei, regra, regulamento ou disposição do Código de Ética e de Conduta. A retaliação ou a represália configura uma violação do Código.

Tipos de Denúncia

Assédio Sexual
A abordagem, não desejada pelo outro, com intenção sexual ou insistência inoportuna de alguém em posição privilegiada que usa dessa vantagem ou não para obter favores sexuais. Para sua perfeita caracterização, o constrangimento deve ser causado por quem se prevaleça de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerente ao exercício de emprego, cargo ou função. Assédio sexual é crime previsto no Código Penal

Assédio Moral

É toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, escritos, comportamento, atitude por meio direto ou indireto como e-mails, WhatsApp, mídias sociais) que, intencional e repetitivamente, fira a dignidade e a integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando o seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

Agressão Física

É a agressão material que pode resultar em ofensas físicas, consistentes em ferimentos de qualquer natureza.

Discriminação

É toda e qualquer conduta disseminada por meio de preconceito. Atos discriminatórios podem ocorrer de diversas formas e podem estar relacionados à sexo, raça, ideologia, religião, orientação sexual, idade, nacionalidade, deficiência, cultura, por pertencer ou estar afiliado a um sindicato, ser representante legal dos trabalhadores ou por qualquer outra característica pessoal, física ou social.

Conflito de Interesses

Configura-se conflito de interesses quando alguém não é independente em relação à matéria em discussão e pode influenciar ou tomar decisões motivadas por interesses distintos daqueles da Caixa Capitalização.

Fraude ou roubo de dinheiro

- Adulteração de dados em sistemas informatizados
- Omissão, adulteração ou falsificação de informação empresariais
- Manipulações nos relatórios de gestão
- Uso indevido, falsificação ou adulteração de documentos e registros da empresa

Suborno/Propina

Oferta, pagamento ou promessa de suborno ou vantagem indevida Pedido ou recebimento de propina ou vantagem indevida

Preciso ter provas?

Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).

Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

Quem recebe as denúncias pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como acompanhar a minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

1. Acesse o site contatoseguro.com.br/caixacapitalizacao
2. Selecione a opção “Consultar Resposta”.
3. Insira o número.

Entre em contato
com o SAC

Caso o seu relato seja sobre: Reclamações, Sugestões, Elogios ou Solicitação de informação que envolvam a Caixa Capitalização, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

Falar com o SAC