Por que o Banrisul precisa de um Canal de Denúncias?

Um Canal de Denúncias oferece diversos benefícios para você e todos na empresa, como:

- Melhoria do clima e do relacionamento entre todos.
- Faz com que você se sinta seguro e protegido quando precisar relatar qualquer tipo de irregularidade.
- Mantém nosso compromisso de sempre fazer o que é certo.

Nosso Canal de Denúncias existe para proteger todos nós! Por meio dele, você pode denunciar de forma 100% anônima, os comportamentos que não condizem com nossos valores, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Veja como fazer uma denúncia:

A. Acesse contatoseguro.com.br/banrisul.
B. Ligue gratuitamente para 0800 881 3578.

Como funciona o Canal de Denúncias?

Nosso Canal é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial que recebe os relatos com garantia de integridade. Sendo assim, a denúncia é recebida pela empresa terceirizada e depois é direcionada para o Banrisul seguir com a investigação.

Como funciona?

1. A Contato Seguro recebe sua denúncia.
2. Seu IP (número que identifica o computador) não é compartilhado e as ligações não são rastreadas.
3. A denúncia é enviada para o Banrisul realizar a investigação.

Eu devo seguir o Código de Ética e de Conduta do Banrisul?

Seguir o Código de Ética e de Conduta do Banrisul é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e ético. Este documento é muito importante porque estabelece os princípios e valores pelos quais o Banrisul se guia, promovendo a integridade, o respeito mútuo e a transparência em todas as nossas interações.

Por que eu preciso denunciar?

Para que o Canal de Denúncias cumpra seu propósito de proteger todos nós!

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que contrariam os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/banrisul.
Ligue gratuitamente para 0800 881 3578. Neste canal você também poderá contar com o atendimento exclusivo de atendentes mulheres, caso se sinta mais confortável e segura.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida contra retaliação?

Sim! O recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com o Banrisul.

Assim, nossa organização demonstra o compromisso com a ética, a integridade e o bem-estar das nossas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, justo e inclusivo para todos nós. Lembre-se:

Sua identidade não será revelada, caso opte por um relato anônimo.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
O número do seu telefone e as informações do IP do seu computador não serão identificados.

O que eu posso denunciar pelo Canal?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com nossos valores e com aquilo que acreditamos ser o certo a fazer. Veja alguns exemplos do que pode ser relatado pelo Canal:

Fraudes.
Discriminação.
Assédio moral ou sexual.
Agressão.
Entre outros.

Preciso ter provas para fazer uma denúncia?

Não! A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para a equipe responsável do Banrisul, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a confirmação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo como fotos, vídeos, áudios, etc.

Caso seja via telefone, o psicólogo-ouvidor que atender sua ligação explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter o Banrisul mais seguro e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um Banrisul cada vez mais saudável, acolhedor, transparente e ético.

Quem recebe as denúncias feitas por telefone?

A Contato Seguro é uma empresa terceirizada que conta com uma equipe de psicólogos-ouvidores, prontos para te acolher da melhor forma possível. Estes profissionais não têm nenhuma relação com o Banrisul e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.

Este canal possui também a opção de um atendimento exclusivo no qual você poderá contar com o apoio de atendentes mulheres, caso se sinta mais confortável e segura.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância o Banrisul ou a equipe responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como posso acompanhar a minha denúncia?

Quando você faz uma denúncia, recebe um número de protocolo. Esse número é essencial para acompanhar o andamento do seu relato. Veja como acompanhar a sua denúncia:

Acesse o site contatoseguro.com.br/banrisul.
Role a página até a seção “Acompanhar denúncia”.
Insira o número do seu protocolo.
Clique na seta para avançar.

Se a denúncia tiver sido feita por telefone, o especialista informará o protocolo. Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que a equipe responsável solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.