Canal de Denúncias da Cemig

Canal de Denúncias da Cemig

O Canal de Denúncias da Cemig é um meio seguro de registrar informações sobre condutas possivelmente ilegais. As denúncias são recebidas com garantia de sigilo e podem ser anônimas. Acolhe informações de qualquer cidadão, seja cliente, empregado ou fornecedor.

ATENÇÃO!

Agradecemos a confiança no Canal de Denúncias da Cemig.

Se sua denúncia for sobre ligações clandestinas, desvios ou furtos de energia, também conhecidos como “gato”, entre em contato com o Cemig Atende, pelos telefones:

  • 116 (Minas Gerais)
  • 08007210116 (Demais Estados)
  • 08007238007 (Deficientes Auditivos)

Informamos que este canal é reservado exclusivamente para avaliação de questões éticas e não deve ser utilizado para dúvidas, reclamações, sugestões ou críticas relacionadas aos produtos e serviços fornecidos. Nesses casos, você deve entrar em contato através de nossos canais de atendimento, clicando aqui.

Você pode formular
denúncias sobre:

  • Desvios de conduta de integrante da força de trabalho
  • Descumprimento de normas internas
  • Corrupção
  • Assédio
  • Discriminação
  • Outras ilegalidades

O que são
consideradas
denúncias éticas?

São consideradas denúncias éticas as manifestações com indícios de crimes ou infrações à legislação vigente como corrupção, lavagem de dinheiro, assédio, dentre outros ilícitos e desvios de conduta que possam estar relacionados às atividades da Cemig ou que contrariem os preceitos da Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Cemig ou suas normas internas.

Sempre é importante fornecer um relato o mais detalhado possível.

É essencial indicar o que aconteceu e informar o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) envolvida(s), quando, como o fato ocorreu e se ainda continua ocorrendo. Indicar o local de ocorrência também é importante: informe o município, endereço, nome do prédio, andar, sala, etc.

É bom lembrar que a ausência de fatos objetivos e a apresentação de relatos sucintos, genéricos ou repletos de juízos de valor prejudicam e atrasam a apuração, comprometendo o resultado final.

Para consultar a Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Cemig, clique aqui.

Como fazer uma denúncia
ou consulta ética

Pela Internet

Acesse o formulário para fazer a sua denúncia.

Por telefone

Ligue gratuitamente para 0800 800 9393.

Você receberá um código de protocolo individual, com o qual poderá acompanhar o andamento de sua denúncia ou consulta.

Lembre-se: é importante anotar e guardar o código de protocolo. Sem ele não será possível acompanhar o andamento de sua manifestação.

O Canal de Denúncias da Cemig está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. As ligações são atendidas por equipe especializada. Se preferir, você pode se manifestar de forma anônima.

Em nenhuma hipótese será identificado o local ou o número do telefone usado para efetuar o registro.

Todas as informações serão recebidas pela Contato Seguro, uma empresa externa, independente e especializada no recebimento de denúncias.